Maceió

Equipe do Castramóvel fará atendimento de cães e gatos dos moradores de Fernão Velho

Gabinete da Causa Animal fará triagem do pets de terça-feira (31) a quinta-feira (2)

Por Secom Maceió 26/05/2022 18h06
Equipe do Castramóvel fará atendimento de cães e gatos dos moradores de Fernão Velho
Equipe do Castramóvel fará atendimento de cães e gatos dos moradores de Fernão Velho - Foto: Secom Maceió

O Gabinete de Gestão Integrada de Políticas Públicas para Causa Animal (GGI-CA) já passou por sete bairros com o Castramóvel e o próximo a receber assistência da equipe municipal será Fernão Velho. A unidade móvel vai estacionar na Rua Doutor Manoel Machado, das 09h às 12h. Na ocasião, a equipe do Gabinete vai entregar 100 fichas para castração de cães e gatos dos moradores, cada senha contempla um animal por família.

A triagem vai acontecer da terça-feira (30) até a quinta-feira (2), das 9h às 12h. Os animais passarão pela triagem com o médico-veterinário, que fará avaliação clínica e a coleta de sangue para realização do hemograma. Após a avaliação e resultado dos exames, os tutores serão informados se o animal está apto para a castração.

A coordenadora do GGI Causa Animal, Marcella Soares, tem estruturado a agenda da unidade móvel e falou sobre a grande demanda recebida pela população relacionada ao Castramóvel.

“O Castramóvel da Prefeitura de Maceió é um projeto itinerante que visa percorrer todos os bairros da nossa capital, atuando em prol da saúde dos animais do Município. Em nossa central de atendimento recebemos diariamente solicitações da população querendo o castramóvel em sua região. Reforçamos que nossa equipe está engajada em dar assistência para todos os bairros de Maceió”, explicou a coordenadora.

A coordenadora também informa que em parceria com a Unidade de Vigilância de Zoonoses (UVZ) nos dias de triagem vão estar aplicando doses de vacina antirrábica nos cães e gatos que forem levados pelos seus tutores, além de realizar testagem para leishmaniose nos casos suspeitos.

Sobre o Castramóvel

O Castramóvel já percorreu os bairros os bairros do Benedito Bentes, Ipioca, Pescaria, Riacho Doce, Guaxuma, Garça Torta e Jacarecica, executando as atividades do Programa de Controle Populacional Permanentes de Cães e Gatos da Prefeitura de Maceió. A unidade móvel continuará passando por diversas comunidades da capital, buscando trazer benefícios por meio do controle de zoonoses e da não proliferação de animais.

Para ter acesso

Para participar do projeto de Controle Populacional Permanente de Cães e Gatos do Município, o tutor deve levar RG, CPF, comprovante de residência do bairro de Jacarecica, comprovante de renda ou aposentadoria de até um salário mínimo, comprovante de inscrição em algum programa do Governo Federal como o Auxílio Brasil ou comprovante de inscrição no Cadastro Único.