Covid -19

Maceió começa a aplicar dose de reforço para público de 12 a 17 anos

Terceira dose foi recomendada pelo Ministério da Saúde e será aplicada quatro meses após a segunda dose

Por Secom Maceió 30/05/2022 16h04
Maceió começa a aplicar dose de reforço para público de 12 a 17 anos
Vacinação de crianças - Foto: Ilustração

O município de Maceió dá início, nesta segunda-feira (30), à aplicação da terceira dose da vacina contra a Covid-19 para a população adolescente, na faixa etária dos 12 aos 17 anos. Com um quantitativo de mais de 66 mil doses aplicadas, a capital alagoana já atingiu 65% desse público-alvo, garantindo sua imunização com as duas primeiras doses de vacina.

A ampliação da aplicação da terceira dose ou primeira dose de reforço para adolescentes no Município segue a recomendação do Ministério da Saúde, divulgada por meio de nota técnica na última sexta-feira (27) e vem de encontro ao esforço que a Prefeitura de Maceió tem colocado em prática para assegurar a saúde dos maceioenses, através da eficiência da vacina.

“Cada nova etapa da vacinação é mais um passo no controle da pandemia. E agora chegou o momento de reforçar a imunização dos adolescentes. A pandemia teve sua gravidade reduzida graças à vacina, por isso, precisamos seguir com cada nova dose disponibilizada pela Prefeitura, protegendo nossas famílias e a nós mesmos”, destaca o secretário executivo do Gabinete do Prefeito, Claydson Moura, que coordena a vacinação contra a Covid-19 em Maceió.

De acordo com o Ministério da Saúde, a dose de reforço deve ser aplicada quatro meses após a segunda dose, preferencialmente, com a vacina da Pfizer, independentemente da dose aplicada anteriormente. No entanto, caso haja indisponibilidade da vacina, a Coronavac pode ser usada, pois os dois imunizantes são autorizados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para essa faixa etária.

A recomendação também vale para adolescentes gestantes e puérperas. Mas, no caso dos adolescentes imunocomprometidos, apenas a vacina da Pfizer deve ser utilizada.

Na nota técnica, o Ministério da Saúde destaca que a iniciativa da ampliação da dose de reforço para adolescentes se deu em razão de estudos que apontaram para uma tendência de redução da resposta imune às vacinas com o esquema primário (D1 e D2), em ambientes com a circulação de variantes, o que tornou necessária a ampliação da aplicação da dose de reforço para o público de 12 a 17 anos.

Para o infectologista Renee Oliveira, que atua no PAM Salgadinho, a aplicação da terceira dose ou dose de reforço do imunizante contra a Covid-19, tem sido um dos principais fatores para reduzir os riscos de morte e de quadros graves da doença.

“Não se trata apenas de uma dose de reforço, mas sim de uma medida essencial para controlar a disseminação da Covid-19 e proteger contra as variantes, que ainda estão em circulação. Como não teremos trégua do coronavírus ainda por um bom tempo, é importante reforçar a imunidade do nosso organismo”, explica.

Confira os locais de vacinação em Maceió

Maceió Shopping (segunda a sábado de 9h às 21h)
Carajás Home Center (segunda a sábado de 9h às 16h)
Centro de Atendimento ao Turista (CAT) Praia (diariamente, inclusive sábado e domingo, de 10h às 21h)
Pátio Shopping (segunda a sábado, das 15h às 21h e domingo de 12h às 18h)

UNIDADES DE SAÚDE

Unidade de Referência em Saúde Ib Gatto Falcão (Tabuleiro)
Unidade de Referência em Saúde João Paulo II (Jacintinho)
Unidade de Saúde da Família João Sampaio (Conjunto João Sampaio)
Unidade de Saúde da Família Ouro Preto (Ouro Preto)
Unidade Básica de Saúde Marlene Fernandes Lanverly (Santa Lúcia)
Unidade Básica de Saúde José Pimentel Amorim (Salvador Lyra)
Unidade Básica de Saúde Roland Simon (Vergel do Lago)
Unidade de Saúde da Família José Maria de Vasconcelos (São Jorge)
Unidade Básica de Saúde José Guedes de Farias (Santa Amélia)
Unidade de Referência em Saúde Maria da Conceição Fonseca Paranhos (Jacarecica)
Unidade Básica de Saúde José Tenório (Serraria)
Unidade de Referência em Saúde Pitanguinha
Unidade Básica de Saúde Oswaldo Brandão Vilela (Ponta da Terra)
Unidade Básica de Saúde Aliomar de Almeida Lins (Benedito Bentes)
Unidade Básica de Saúde Dr. Antônio de Pádua (Jardim Petrópolis)
Unidade Básica de Saúde Professor Durval Cortez (Prado)
Unidade de Saúde da Família Tereza Barbosa (Eustáquio Gomes)