Maceió

Quase 200 comerciantes informais devem trabalhar nos polos de São João em Maceió

A programação vai iniciar nesta quarta-feira (15) e vai durar até o final do mês

Por Secom Maceió 14/06/2022 16h04
Quase 200 comerciantes informais devem trabalhar nos polos de São João em Maceió
Edneide Guarabira está pronta para comercializar os seus produtos nos polos do ‘Massayó: Sol... Mar... Forró - Foto: Célio Júnior / Secom Maceió

Depois de dois anos sem festas juninas, a espera acabou com a chegada do maior São João do litoral do Brasil – o ‘Massayó: Sol... Mar... Forró’ –, promovido pela Prefeitura de Maceió. A expectativa é grande para os maceioenses e turistas que não veem a hora de cair no forró, e a ansiedade é ainda maior para os ambulantes que irão trabalhar durante os 15 dias de festejos.

A programação já inicia nesta quarta-feira (15), com o ‘Forró no Biu’, na Praça Padre Cícero, no Benedito Bentes, e somente neste polo, passarão 31 artistas locais e nacionais.

Por causa da pandemia causada pela Covid-19, as festas públicas foram canceladas e os comerciantes informais passaram por dificuldades nesse período. Com o anúncio da programação oficial do São João de Maceió, os ambulantes vibraram com o retorno dos grandes eventos.

Edneide Guabiraba, 45 anos, trabalha vendendo drinks e coquetéis, e disse que o mês de junho sempre foi forte para as vendas dos ambulantes por causa das festas de São João.

“A Prefeitura de Maceió acertou muito em retornar as festas públicas. Veio na melhor hora, e tenho certeza que vai dar um empurrão na renda de todos os ambulantes que vão trabalhar durante o São João”, disse Edneide, uma das beneficiadas com a medida anunciada pelo prefeito JHC em isentar os ambulantes da taxa de pagamento.

“São quase 26 anos nesse ramo, é dele que coloco comida na mesa e trabalhando como ambulante consegui criei meus três filhos, vendendo drinks, coquetéis e outras bebidas, em grandes eventos. Fomos castigados durante a pandemia, mas agora com a situação voltando ao normal, estamos com todo o gás e a todo o vapor. Sabemos que as festas vão ser um sucesso absoluto, e vamos conseguir diminuir um pouco do prejuízo que tivemos nos últimos dois anos sem ter as grandes festas para poder trabalhar”, comemorou a Branca Coquetel, como também é conhecida Edneide.

Foram quase 200 vagas abertas pela Prefeitura de Maceió para cadastro de ambulantes, sendo distribuídas nos três polos em que os festejos serão realizados.

As baianas Sandra Santos, 59, e Aldaney Cavalcante, 43, também estão entre as ambulantes que irão aproveitar a oportunidade dada pela Prefeitura de Maceió, para conseguirem uma renda extra e faturar mais durante as festas de São João. Elas estão há quatro anos na capital alagoana com a banca de acarajé “Coisa de Baiano”, vendendo na porta de casa com muita organização e amor.

“Poder trabalhar durante o São João será uma ótima oportunidade para a gente ter uma renda a mais, e assim conseguir nos equilibrar financeiramente, depois dos prejuízos que ficaram por causa da pandemia. A ansiedade e expectativas já estavam altas, e aumentaram por causa da atitude humanizada do prefeito JHC, em nos isentar da taxa municipal que seria cobrada, o prefeito se mostrou preocupado em ajudar todos os ambulantes a sair do vermelho”, agradeceu Sandra Santos.

“Não vemos a hora de poder mostrar nossos quitutes, que aprendi a fazer com minha mãe, baiana de acarajé, passar um pouco da nossa alegria, poder conquistar novos clientes e contribuir um pouco com essa festa que será cheia de animação e folia”, completou.

Antes de receberem os alvarás de permissão para comércio eventual de ambulante, emitidos pela Secretaria Municipal de Segurança Comunitária e Convívio Social (Semscs), os comerciantes informais participaram de um curso de boas práticas, onde receberam orientações das equipes de fiscalização da Semscs e da Vigilância Sanitária de Maceió.