Política

‘Lula não foi inocentado, como alguns teimam em repetir’, declara Delegado Fábio Costa

O vereador fez a declaração em um vídeo publicado nas redes sociais

Por 7Segundos 17/06/2022 15h03 - Atualizado em 17/06/2022 16h04
‘Lula não foi inocentado, como alguns teimam em repetir’, declara Delegado Fábio Costa
Delegado Fábio Costa - Foto: Assessoria

O vereador por Maceió, Delegado Fábio Costa (Progressistas), utilizou as redes sociais, nesta sexta-feira (17), para rebater o discurso que uma fatia partidária repete de que o ex-presidente Lula (PT) é inocente. Formado em Direito, Fábio Costa explica que, em nenhum momento, a Justiça declarou que o ex-chefe da nação estava livre das acusações.

Lula foi condenado em primeira, também em segunda instância no Poder Judiciário e ficou um ano e meio preso, o que, em tese, o deixaria inelegível por um período. No entanto, acabou sendo beneficiado por brechas na legislação.

“Ele foi solto após o STF [Supremo Tribunal Federal] proibir a prisão em segunda instância antes do processo ficar na condição de trânsito em julgado. Um juiz condenou, alguns desembargadores confirmaram a sentença, mas ainda seria preciso um terceiro julgamento para mantê-lo preso. Apesar da liberdade que conseguiu, não houve declaração de que ele foi inocentado”, explicou Fábio Costa.

E lembra que o STF determinou que as denúncias que recaem sobre o ex-presidente fossem novamente analisadas no âmbito da Justiça Federal. Ou seja, os processos vão seguir o mesmo curso que culminaram na condenação dele em duas instâncias.

“Além disso, pelo fato de Lula ter mais de 70 anos, ele acabou sendo beneficiado pela lei e o Estado não tem mais o direito de processá-lo pelos fatos que ficaram conhecidos em todo o Brasil, quando foram amplamente divulgados pela imprensa nacional. Mas, repito, ele não foi inocentado. Um assassino julgado e condenado não deixa de ser assassino e a vítima não deixa de estar morta, mesmo que o processo seja anulado. Um ladrão não deixa de ser ladrão após um roubo mesmo que haja alguma falha no processo de julgamento”, comparou Fábio Costa.

O vereador frisa que os processos judiciais contra os esquemas de corrupção nos governos petistas resultaram na devolução, aos cofres públicos, de R$ 25 bilhões que foram desviados.

“Ou seja, tudo isso confirma que existiu um esquema na gestão do próprio Lula. Nós estamos cansados de ver bandidos que cometem crimes e, depois, estão nas ruas por se beneficiarem das falhas da lei. Tem bandido com longas fichas de antecedentes criminais e que estão nas ruas praticando crimes cada vez piores e fazendo novas vítimas. Com Lula e seus cúmplices não será diferente. A quadrilha da qual o ex-presidiário faz parte, saqueou os cofres públicos e quer voltar ao local do crime por que sentiram o gosto da impunidade. Se voltarem ao poder, eles serão piores”, opinou o delegado.

Segundo ele, o “Brasil não suportaria outra passagem do PT no poder”.

Veja o vídeo publicado pelo vereador: