OAB recebe duas novas denúncias e contabiliza 13 casos de homofobia e transfobia em 2022
Um dos episódios envolve um resort de luxo da capital alagoana, onde funcionário acabou afastado por problemas psicológicos

A Comissão de Diversidade Sexual e Gênero da Ordem dos Advogados do Brasil em Alagoas (OAB/AL) voltou a ser acionada, nessa quarta-feira (20), e recebeu mais duas denúncias de crimes praticados em razão da orientação sexual das vítimas.
Um dos casos diz respeito a um homem trans, funcionário de um resort de luxo de Maceió, que foi vítima de transfobia praticada pelo chefe direto e precisou ser afastado das funções por causa de problemas psicológicos. Já são 13 casos registrados somente este ano no estado.
A denúncia chegou por meio do Centro de Acolhimento Ezequias Rocha (Caer), onde a advogada voluntária Christine Mero, que também integra a comissão da OAB/AL, foi procurada pela vítima. Conforme relata Else Freire, vice-presidente da comissão, as situações pelas quais o funcionário – que trabalha como garçom – passou deixam claro que ele estava sendo vítima de transfobia.
“Nesse caso de transfobia, a pessoa também vem sendo vítima de assédio moral. Trata-se de um garçom que vem recebendo outras atribuições, além do que teria que fazer. O gestor dele, do setor de bebidas e alimentos, dá tarefas a ele que outros funcionários não fazem, como carregar muito peso e descer seis lances de escada com o cooler cheio de bebidas e gelo. Além disso, há também os plantões noturnos. Ele deveria folgar às segundas, mas nunca consegue. O gestor, inclusive, chegou a falar para outros colegas de trabalho que vai fazer com que ele trabalhe igual a homem, já que ele quer ser homem”, destacou Else Freire.
Diante de toda a situação à qual passou, a vítima precisou de afastamento psicológico, desenvolvendo depressão e precisando tomar medicamentos. O garçom, atualmente, está em tratamento e não tem condições de voltar a exercer as funções profissionais. Diante do exposto, a OAB/AL vai enviar um ofício ao resort cobrando um posicionamento a respeito da situação.
O segundo caso trata-se de homofobia praticada dentro da própria família da vítima. Um primo dele fez comentário homofóbico em uma foto publicada nas redes sociais e o caso acabou repercutindo na internet. Nessa situação, a OAB/AL tomou apenas ciência do ocorrido, mas, a pedido do denunciante, não vai atuar nesse momento, tendo em vista que será buscada uma solução dentro do âmbito familiar.
Para Karine Costa, membro da comissão, o acolhimento realizado pela OAB/AL é de extrema importância para que as pessoas da comunidade LGBTQIA+ saibam que existe um lugar onde encontrarão apoio e poderão ser ouvidas.
“No primeiro momento, as pessoas chegam muito abaladas e, muitas vezes, acham que toda a situação pela qual estão passando não é relevante. No final, elas saem renovadas, após passarem pela comissão, pois explicamos que não sentimos na pele o que ele ou ela estão sentindo, mas temos empatia e sabemos nos colocar no lugar do outro”, pontuou.
Denúncias
Com esses dois casos, a OAB/AL passa a contabilizar 13 denúncias do tipo somente este ano. Na semana passada, outros dois casos chegaram à Comissão de Diversidade Sexual e Gênero da Ordem, sendo um deles de homofobia praticado dentro de uma academia.
Após a repercussão, com a atuação da OAB/AL, o acusado da prática se retratou diante da vítima e pediu desculpas, se comprometendo a participar, junto à comissão, de ações afirmativas e de conscientização em relação aos direitos das pessoas LGBTQIA+, principalmente no ambiente de academias.
Últimas notícias

PRF prende homem por receptação e porte ilegal de arma de fogo em São Sebastião

Homem é preso com veículo adulterado em União dos Palmares

Quatro assaltantes armados são presos por roubo na BR-424, em Rio Largo

Promotora de Justiça de caso Carla Janiere entra com recurso de apelação nesta terça (25)

Estudantes brigam dentro de sala de aula em escola estadual em Porto Calvo

'Brasil tem capacidade logística para ampliar exportações', afirma Renan Filho, no Japão
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
