Inscrições para 4º Concurso de Merendeiras terminam dia 8 de agosto
Objetivo é estimular a ampliação da compra de produtos agrícolas e melhorar a qualidade do cardápio nas unidades escolares

As inscrições para o 4º Concurso de Merendeiras acabam no dia 8 de agosto e muitas merendeiras de creches e escolas da rede de ensino de Maceió já estão preparadas para participar. O objetivo do evento é estimular a ampliação da aquisição de produtos da agricultura familiar e melhorar a qualidade do cardápio escolar.
A competição é uma realização do Sebrae junto ao Senac, a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e ao setor de Nutrição e Alimentação Escolar da Secretaria Municipal de Educação (Semed). Nas últimas duas edições, a capital alagoana ficou no ranking das três melhores receitas. Em 2020, ganhou a competição e em 2021 ficou com o segundo melhor prato do estado.
Neste ano, 21 municípios de Alagoas participam do concurso. Em Maceió, três finalistas vão concorrer na etapa municipal. Desta fase sai uma vencedora representando o município na etapa regional.
A classificação e a análise das receitas serão realizadas por uma nutricionista especializada indicada pelo Sebrae/AL. Há critérios exigidos para a seleção dos pratos como, por exemplo, a presença de alimentos regionais e da agricultura familiar local, de alimentos in natura ou minimamente processados, ausência de alimentos processados e ultraprocessados e a possibilidade de replicação da receita no contexto escolar.
Yolanda Maria é merendeira há 14 anos na Escola Municipal Olavo Bilac, localizada no Feitosa. Ela está preparando uma receita diferente que tem como um dos ingredientes a moela de frango triturada. Para ela, participar do concurso permite que a categoria das merendeiras seja ouvida e a discussão sobre a nutrição dos alimentos seja incentivada.
"Eu luto por uma cozinha mais inclusiva e diferente, onde o alimento seja bem tratado e que as informações sobre ele sejam compartilhadas entre todos. Esse concurso vai fazer com que as merendeiras sejam ouvidas. É estimulante fazer com que o aluno entenda o porquê que tais alimentos são bons. A gente percebe que as merendeiras têm uma criatividade muito grande e acho que todo mundo ganha em participar desse concurso", declarou.
Ela também contou que vai levar um auxiliar de cozinha do gênero masculino com ela para preparar o prato. A merendeira acredita que a participação dessa pessoa incentiva a desmistificar o estigma de que o gênero masculino não é da cozinha.
O resultado da etapa eliminatória será divulgado no dia 22 de agosto; já a publicação do resultado da etapa municipal está prevista para ser divulgada entre os dias 31 de agosto e 20 de outubro.
Últimas notícias

Feira Grande comemora o Dia das Crianças com festa, cultura e valorização da identidade local

“Sou contra ladrão”: Cabo Bebeto volta a ‘cortar’ energia em acampamento do MST em Arapiraca

Carlinhos Maia reage após decisão judicial: “Cansei, agora quem me difamar vai pra Justiça”

Dra Eudócia abre agenda na missão internacional brasileira que acompanha pesquisas para vacina contra o câncer

De cidade-dormitório a refúgio pós-Braskem: Satuba lidera o êxodo diário de trabalhadores no Brasil

Justiça condena deputado por divulgar notícia falsa sobre violência
Vídeos e noticias mais lidas

Guilherme Lopes dispara contra Beltrão: 'Penedo não deve nada a você'

Empresário arapiraquense líder de esquema bilionário perseguia juízes e autoridades, diz ex-mulher

Quem era 'Papudo': líder de facção de altíssima periculosidade morto confronto em Arapiraca

Policiais militares são presos por extorsão na parte alta de Maceió
