Inscrições para 4º Concurso de Merendeiras terminam dia 8 de agosto
Objetivo é estimular a ampliação da compra de produtos agrícolas e melhorar a qualidade do cardápio nas unidades escolares
As inscrições para o 4º Concurso de Merendeiras acabam no dia 8 de agosto e muitas merendeiras de creches e escolas da rede de ensino de Maceió já estão preparadas para participar. O objetivo do evento é estimular a ampliação da aquisição de produtos da agricultura familiar e melhorar a qualidade do cardápio escolar.
A competição é uma realização do Sebrae junto ao Senac, a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e ao setor de Nutrição e Alimentação Escolar da Secretaria Municipal de Educação (Semed). Nas últimas duas edições, a capital alagoana ficou no ranking das três melhores receitas. Em 2020, ganhou a competição e em 2021 ficou com o segundo melhor prato do estado.
Neste ano, 21 municípios de Alagoas participam do concurso. Em Maceió, três finalistas vão concorrer na etapa municipal. Desta fase sai uma vencedora representando o município na etapa regional.
A classificação e a análise das receitas serão realizadas por uma nutricionista especializada indicada pelo Sebrae/AL. Há critérios exigidos para a seleção dos pratos como, por exemplo, a presença de alimentos regionais e da agricultura familiar local, de alimentos in natura ou minimamente processados, ausência de alimentos processados e ultraprocessados e a possibilidade de replicação da receita no contexto escolar.
Yolanda Maria é merendeira há 14 anos na Escola Municipal Olavo Bilac, localizada no Feitosa. Ela está preparando uma receita diferente que tem como um dos ingredientes a moela de frango triturada. Para ela, participar do concurso permite que a categoria das merendeiras seja ouvida e a discussão sobre a nutrição dos alimentos seja incentivada.
"Eu luto por uma cozinha mais inclusiva e diferente, onde o alimento seja bem tratado e que as informações sobre ele sejam compartilhadas entre todos. Esse concurso vai fazer com que as merendeiras sejam ouvidas. É estimulante fazer com que o aluno entenda o porquê que tais alimentos são bons. A gente percebe que as merendeiras têm uma criatividade muito grande e acho que todo mundo ganha em participar desse concurso", declarou.
Ela também contou que vai levar um auxiliar de cozinha do gênero masculino com ela para preparar o prato. A merendeira acredita que a participação dessa pessoa incentiva a desmistificar o estigma de que o gênero masculino não é da cozinha.
O resultado da etapa eliminatória será divulgado no dia 22 de agosto; já a publicação do resultado da etapa municipal está prevista para ser divulgada entre os dias 31 de agosto e 20 de outubro.
Últimas notícias
Conheça as regras para a prova de redação do Enem 2025 no domingo
Maceió deve ganhar museu em memória do afundamento de bairros causado pela Braskem
Moraes recebe entidades de direitos humanos no STF para discutir megaoperação no Rio
Suspeito de matar mulher no Sertão de AL é preso no Mato Grosso
Juíza Ana Raquel da Silva Gama, de Arapiraca, morre após sofrer infarto durante viagem
Jovem acusa esposa de o atacar com canivete e cunhado de agressão no município de Jacuípe
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
