Maceió

Mais de 70% dos maceioenses estão endividados, aponta levantamento

A pesquisa apontou o aumento da inadimplência, que chegou ao patamar de 21,6%

Por 7Segundos com Assessoria 23/08/2022 15h03
Mais de 70% dos maceioenses estão endividados, aponta levantamento
Movimento no Centro de Maceió - Foto: Ascom

A Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (PEIC) de julho registrou a maior taxa de maceioenses com alguma dívida em 2022. Segundo o levantamento, que é realizado pelo Instituto Fecomércio Alagoas, em parceria com a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), 71,1% das famílias da capital alagoana estão endividadas.

O cenário local, alcançado após cinco altas consecutivas, acompanha, de maneira mais comedida, o que tem sido registrado em um contexto nacional. De acordo com a pesquisa da CNC, que abrange todas as capitais do país e o Distrito Federal, o nível de endividamento do brasileiro chegou, em julho, ao maior patamar dos últimos doze anos, com 78% das  famílias nessa condição.

A pesquisa apontou o aumento da inadimplência, que chegou ao patamar de 21,6%. De junho a julho, o levantamento demonstra um acréscimo de pelo menos duas mil famílias com contas em atraso, registrando, em números absolutos, um total de 65 mil famílias nessa condição.

Em se tratando do impacto do endividamento no orçamento familiar, 88% dos endividados estão com entre 11% e 50% do salário comprometido com dívidas.