Gestantes atendidas pela Assistência e Saúde têm dia especial no Cras Dom Adelmo
Futuras mamães receberam pintura na barriga e posaram para fotos, após aprenderem mais sobre maternidade e amamentação
Nayana Manuele está na 26ª semana de gestação à espera da filha, Luna. Desde o início da gravidez ela realiza o pré-natal na Unidade de Saúde Durval Cortez, no bairro Prado, e sempre que pode participa das atividades do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Dom Adelmo Machado, que fica bem pertinho do posto de saúde.
Hoje, não poderia ser diferente. Ela fez questão de participar do encerramento das atividades do Agosto Dourado, mês de incentivo à amamentação, e compareceu ao encontro de gestantes realizado pelo Cras em parceria com a Unidade de Saúde e as profissionais residentes da Uncisal.
O momento contou com oficina de shantala, para as futuras mães aprenderem a fazer a massagem relaxante nos bebês, pintura gestacional, ensaio fotográfico e sorteio de cestas básicas.
A primeira a tirar as fotos foi Nayana, que é presença garantida nos encontros. “Sempre quando tem esse tipo de ação eu venho, me sinto acolhida, é uma distração. Como não tive tudo isso na minha primeira gestação, foi perfeito”, comemora.
A coordenadora do Cras Dom Adelmo Machado, Djane Pacheco, explica que durante todo o mês foram desenvolvidas ações voltadas às gestantes. As atividades são realizadas no mesmo dia em que elas comparecem ao pré-natal na unidade Durval Cortez, mas também foram convidadas mulheres da comunidade para que conheçam os programas do Município que atendem o público e para confraternizar com as outras mães.
“A equipe multiprofissional da Uncisal teve a ideia desse momento e, além das atividades, passamos informações sobre os diversos serviços que o Cras oferta, além das novidades lançadas para gestantes, mães e crianças, como o programa leite e massa e o Cria. Em seguida, a equipe da Uncisal falou sobre aleitamento materno, cuidados na gestação e na primeira infância, o uso da shantala e a pintura gestacional”, contou.
Marília Gabriela, fonoaudióloga e residente em Saúde da Família, uma das organizadoras do evento, afirmou que hoje foi um dia de autocuidado, para levar mais conforto às gestantes, além de dar orientações e tirar dúvidas.
“No momento da gestação, a gente sabe que às vezes elas enfrentam algumas dificuldades, por isso fizemos esse acolhimento, demos também orientações, falamos sobre os mitos e benefícios da amamentação. A ideia foi trazer a interdisciplinaridade, unindo essas duas forças, que são a unidade de saúde e o Cras, para levar atendimento a essas mulheres”.
Com 11 semanas de gestação, Beatriz da Silva, à espera do nascimento de Bianca, diz que foi a primeira vez que participou de um encontro no Cras. Ela teve a companhia do marido, Osvaldo Cavalcante, que aproveitou para participar do ensaio fotográfico.
“Eu amei a sessão”, expressou. “Eu sempre acompanho, estou sempre presente para saber e dividir as atribuições”, completou o pai.
Últimas notícias
Rede estadual abre período de matrícula para vagas remanescentes nesta quarta-feira (4)
Cobrança ilegal por concessionária é interrompida no Pilar após ação do MPAL
Criança de 5 anos é a 16ª vítima do capotamento de ônibus com romeiros na AL-220
Secult divulga resultado preliminar de habilitação do Prêmio Carnaval 2026
Sofrimento prolongado e morte: MPAL leva à Justiça dois casos extremos de maus-tratos
Polícia Militar apreende metralhadoras e drogas em ônibus interestadual, no Sertão
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
Após bebedeira, dois homens se desentendem e trocam tiros em Traipu
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
