Adolescente denuncia escola em Rio Largo por transfobia e relata humilhações à OAB
Vítima foi impedida de participar de Jogos Internos e teria sido humilhada publicamente
Uma adolescente apresentou denúncia à seccional Alagoas da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/AL) contra a escola em que estuda no município de Rio Largo. A jovem relatou ser vítima de transfobia e de humilhações públicas por parte da direção da escola da rede estadual, professores e colegas.
Na denúncia, a estudante conta que foi impedida de participar dos jogos internos e que o diretor da unidade escolar teria justificado, por meio de um sistema de som, que apesar de a vítima se identificar com o gênero feminino, ela não era mulher, e, por conta disso não podia integrar o time feminino.
De acordo com a estudante, essa declaração teria sido repetida em outras oportunidades, gerando constrangimentos. A postura foi reforçada pelos professores e, a partir de então, ela passou a ser constantemente alvo de xingamentos transfóbicos por parte de outros estudantes da unidade escolar. Além disso, quando a estudante tentou formalizar reclamação na direção da escola, encontrou resistência.
O presidente da Comissão da Igualdade Sexual e de Gênero da OAB/AL, Marcus Vasconcelos, afirmou que a entidade vai buscar explicações junto à direção da escola e cobrar a apuração dos fatos relatados pela adolescente.
"É chocante receber uma denúncia de transfobia dentro do ambiente escolar, vindo de quem deveria garantir proteção para as crianças e adolescentes que frequentam aquele ambiente", declarou.
Últimas notícias
Luciano Barbosa mantém diálogo com Renan Filho apesar de Lucas Barbosa no PSDB
Quem integrou a comitiva de JHC em Brasília para reunião com cúpula do PSDB nacional
Senadores alagoanos devem jantar com Lula para acertar aprovação de Messias ao STF
Audiência sobre tragédia na Lagoa Mundaú é adiada por ausência do Ministério Público
Arapiraca participa de audiência para construção do plano estadual LGBTQIAPN+
Litoral Norte é finalista em duas categorias do prêmio 'O Melhor do Turismo Brasileiro'
Vídeos e noticias mais lidas
Mistério em Arapiraca: saiba quem era o empresário morto a tiros em condomínio
Cunhado de vereador é encontrado morto a tiros dentro de condomínio em Arapiraca
Creche em Arapiraca homenageia Helena Tereza dos Santos, matriarca do Grupo Coringa
Ciclista morre após ser atingida por carro e ser atropelada por caminhão em Arapiraca
