Filhote de girafa ameaçada de extinção nasce em zoológico nos EUA
Comunicado do Columbus Zoo classifica nascimento como “uma conquista importante para o futuro da espécie”

Um filhote de girafa-masai nasceu no último dia 31 no Columbus Zoo, localizado no Estados Unidos. O nascimento foi recebido de maneira especial, visto que a espécie está ameaçada de extinção.
O recém-nascido, ainda sem nome, nasceu de uma girafa chamada Zuri, de 12 anos — de acordo com um comunicado de imprensa do zoológico.
“Não é apenas o filhote ferozmente fofo, mas seu nascimento é especialmente significativo, pois marca uma conquista importante para o futuro dessa espécie ameaçada de extinção”, disse o zoológico.
Depois de algumas tentativas fracassadas, o bebê conseguiu se levantar, dar alguns passos e mamar, logo após o nascimento, diz o zoológico.
No dia seguinte ao seu nascimento, a equipe do zoológico realizou um exame de bem-estar e confirmou que o filhote está saudável.
As girafas-masai estão listadas como ameaçadas de extinção pela União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN). Existem cerca de 35 mil das subespécies restantes na Tanzânia e no Quênia, mas sua população está em declínio devido à caça ilegal e à destruição de seu habitat, diz a organização.
Os pais do bebê, Zuri e Enzi, foram pareados por meio do Species Survival Plan, um programa coordenado pela Associação de Zoológicos e Aquários para garantir que espécies ameaçadas mantenham a diversidade genética. O pai do filhote foi sacrificado em 2021 devido a problemas crônicos de saúde, diz o zoológico.
O recém-nascido está a caminho há muito tempo: as girafas gestam por 15 meses. O “bebê milagroso” é a 23ª girafa nascida no Columbus Zoo, disse o comunicado.
“Ficamos com o coração partido por perder Enzi, e este filhote é um presente incrível para nós e para o futuro de todas as girafas-masai”, disse Shannon Borders, curadora da região do Coração da África do Zoológico de Columbus. “Este pequeno é realmente nosso bebê milagroso, e aquece nossos corações que o legado de Enzi continua vivo para ter um impacto tão positivo”.
O nascimento do filhote é apenas uma parte dos esforços do zoológico para melhorar a população de girafas-masai, afirma comunicado.
“Desde nosso bem-sucedido programa de criação de girafas, contribuições para projetos de conservação de campo e liderança em iniciativas de saúde animal que beneficiam as girafas, estamos totalmente comprometidos em fazer a diferença para as girafas-masai e outras espécies que dependem de seu lugar na natureza”, disse o presidente do Columbus Zoo Tom Schmid.
Os visitantes ainda não poderão ver a mãe e o bebê por enquanto, mas o restante das girafas ainda está em exibição, acrescentou o zoológico.
Últimas notícias

Criado há três meses, 'Luau do Sipá' conquista multidão ao som de boa música na orla de Maceió

Prefeita Ceci marca presença no Workshop Masterop Travel 2025 para fortalecer o turismo em Atalaia

Deputada Cibele Moura volta a assumir presidência da Comissão de Constituição, Justiça e Redação da ALE

Audiência mantém impasse sobre Faixa Verde na orla da Ponta Verde, em Maceió

Defeito no ar-condicionado causou mal-estar em crianças dentro de ônibus escolar

Motociclista derrapa em óleo na pista e colide contra carro no Centro de Maceió
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
