AL alcança 3º lugar no país em Solidez Fiscal, aponta Ranking de Competitividade
Estado também consolida liderança com a 3ª posição geral entre os estados do Norte e Nordeste
Mais uma vez, Alagoas é destaque no Ranking de Competitividade dos Estados, que avalia a qualidade da gestão pública no Brasil. No estudo do Centro de Liderança Pública (CLP), divulgado nesta terça-feira (13), o estado alcançou o 3º lugar no quesito Solidez Fiscal, com o avanço de duas posições em relação à edição do ano passado e nota 92.
O resultado ratifica a qualidade da gestão financeira do Estado de Alagoas nos últimos anos. Em 2016, Alagoas era o 23º colocado nesse pilar temático. Após um rigoroso ajuste fiscal empreendido pelo governo de Renan Filho, foi possível recuperar a capacidade de investimento e aplicar os recursos em obras e programas essenciais para a população. A solidez fiscal é defendida pelo ex-governador como a principal política estruturante do Governo, que possibilita todas as demais ações.
No ranking geral, Alagoas consolida a posição de liderança no Norte e Nordeste, ao se manter na 3ª posição entre os estados dessas regiões, atrás apenas de Paraíba e Ceará. Por cinco edições, até 2016, Alagoas foi o lanterna do ranking nacional – sempre na última posição entre os estados – e a partir do ano seguinte iniciou a guinada.
Em Sustentabilidade Ambiental, o estado subiu sete posições do ano passado para este, alcançando o 11ª lugar. Esse pilar é apontado pelo estudo como um dos potenciais do estado, ao lado de Solidez Fiscal, Infraestrutura (11º lugar nacional), Segurança Pública (12º lugar nacional) e Capital Humano (11º lugar nacional).
O Ranking de Competitividade avalia as gestões dos estados em nove pilares, composto por diferentes indicadores. Ao longo da gestão Renan Filho, Alagoas melhorou exponencialmente em todos os pontos analisados, especialmente em áreas essenciais para a população como Segurança Pública e Educação – saindo do 27º lugar em ambas para o 12º e 16º, respectivamente. Em 2021, chegou a vencer o prêmio de Destaque Crescimento do Ranking por ter sido o estado que mais avançou no posicionamento geral do ranking ao longo dos anos anteriores.
Entre os órgãos estaduais de Alagoas, o estudo é utilizado para embasar e aprimorar as ações e programas de Governo. As equipes técnicas das secretarias de Estado utilizam o resultado como norteador de políticas públicas, desenhando ou reavaliando ações a partir do Ranking.
Últimas notícias
Carro colide com poste na Avenida Comendador Gustavo Paiva, em Jacarecica
Globo de Ouro 2026: tudo sobre a premiação que indicou "O Agente Secreto"
Suspeito de assalto é detido após ser flagrado portando arma de fogo na Cidade Universitária
PM flagra crimes de tráfico e cativeiro ilegal de aves silvestres
Homem é preso por agredir mulher e filho de 1 ano na Cidade Universitária
[Vídeo] João Gomes chora ao receber presentes das filhas de Kara Véia antes de show em Maceió
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Cobranças abusivas de ambulantes em praias de AL geram denúncias e revolta da população
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
