Dia do Mototaxista é comemorado neste sábado
SMTT tem desenvolvido um trabalho em benefício da categoria
Neste sábado, 24 de setembro, comemora-se o Dia do Mototaxista, uma profissão que atua todos os dias sobre duas rodas para garantir a sobrevivência das famílias.
A Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) de Maceió tem desenvolvido diversas ações em prol da categoria. Entre elas, a implantação de um ponto para oferecer mais conforto para os trabalhadores, levantamento de pontos de mototáxi na capital, assim como todo trabalho empreendido para a regulamentação da categoria.
O superintendente municipal de transportes e trânsito de Maceió, André Costa, destaca a importância da regulamentação dos profissionais. Atualmente, 856 mototaxistas estão regulamentados na capital.
“O trabalho da SMTT é pautado na garantia da segurança viária dos cidadãos. Portanto, termos profissionais devidamente aptos para transportar as pessoas é um enorme ganho para os usuários do transporte, e também para os profissionais que estão em conformidade com a lei”, pontuou o titular da pasta.
“Parabenizo a todos os profissionais que atuam nessa categoria. Vejo o quanto os mototaxistas estão sempre prontos para atender aos usuários, sem medir esforços para que os usuários cheguem aos seus destinos. Meu respeito e admiração a todos os profissionais. Contem com a SMTT”, complementou Costa.
O superintendente da SMTT pontuou ainda o trabalho desenvolvido em parceria com o com o Sindicato das Empresas de Transporte Urbano de Maceió (Sinturb) para a identificação do "Ponto Cego". Uma medida com o objetivo de reduzir acidentes, e até mortes, que podem ser causados por pessoas que acessam esses espaços sem a visibilidade dos motoristas dos coletivos.
O presidente do Sindicato dos Mototaxistas e Motoboys do Estado de Alagoas (SIMEAL), Ed Sampaio, destaca a importância do esforço coletivo para que mais profissionais saiam da informalidade. “Estamos comemorando o Dia Nacional do Mototaxista. Trabalhadores que, para garantir o sustento de sua família, enfrentam diariamente sol, chuva e perigos do trânsito. Trabalhadores que lutaram incansavelmente pelo reconhecimento de sua categoria”, disse.
A profissão é regulamentada em todo o país desde 2009. A regulamentação permitiu a organização do serviço e a identificação do profissional, oferecendo mais segurança para o condutor e para o passageiro. Além de regras de conduta, o uso de proteção individual é obrigatório.
Últimas notícias
Ufal abre chamada pública para ocupação de quiosques e espaços
Vestibulares do Ifal têm inscrições abertas em seis campi
Crianças ficam feridas após caírem da sacada de casarão abandonado no Jaraguá
Justiça decreta prisão temporária de suspeito de matar ex-companheira em Pindorama
Cliente diz ter sido expulsa de loja e caso acaba em demissão
Saiba quem eram as vítimas sequestradas e assassinadas na Grota do Rafael
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
