Dia do Mototaxista é comemorado neste sábado
SMTT tem desenvolvido um trabalho em benefício da categoria
Neste sábado, 24 de setembro, comemora-se o Dia do Mototaxista, uma profissão que atua todos os dias sobre duas rodas para garantir a sobrevivência das famílias.
A Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) de Maceió tem desenvolvido diversas ações em prol da categoria. Entre elas, a implantação de um ponto para oferecer mais conforto para os trabalhadores, levantamento de pontos de mototáxi na capital, assim como todo trabalho empreendido para a regulamentação da categoria.
O superintendente municipal de transportes e trânsito de Maceió, André Costa, destaca a importância da regulamentação dos profissionais. Atualmente, 856 mototaxistas estão regulamentados na capital.
“O trabalho da SMTT é pautado na garantia da segurança viária dos cidadãos. Portanto, termos profissionais devidamente aptos para transportar as pessoas é um enorme ganho para os usuários do transporte, e também para os profissionais que estão em conformidade com a lei”, pontuou o titular da pasta.
“Parabenizo a todos os profissionais que atuam nessa categoria. Vejo o quanto os mototaxistas estão sempre prontos para atender aos usuários, sem medir esforços para que os usuários cheguem aos seus destinos. Meu respeito e admiração a todos os profissionais. Contem com a SMTT”, complementou Costa.
O superintendente da SMTT pontuou ainda o trabalho desenvolvido em parceria com o com o Sindicato das Empresas de Transporte Urbano de Maceió (Sinturb) para a identificação do "Ponto Cego". Uma medida com o objetivo de reduzir acidentes, e até mortes, que podem ser causados por pessoas que acessam esses espaços sem a visibilidade dos motoristas dos coletivos.
O presidente do Sindicato dos Mototaxistas e Motoboys do Estado de Alagoas (SIMEAL), Ed Sampaio, destaca a importância do esforço coletivo para que mais profissionais saiam da informalidade. “Estamos comemorando o Dia Nacional do Mototaxista. Trabalhadores que, para garantir o sustento de sua família, enfrentam diariamente sol, chuva e perigos do trânsito. Trabalhadores que lutaram incansavelmente pelo reconhecimento de sua categoria”, disse.
A profissão é regulamentada em todo o país desde 2009. A regulamentação permitiu a organização do serviço e a identificação do profissional, oferecendo mais segurança para o condutor e para o passageiro. Além de regras de conduta, o uso de proteção individual é obrigatório.
Últimas notícias
Prefeito Eduardo destaca trabalho de Isnaldo Bulhões na chegada da carreta do programa Agora Tem Especialistas
Ronaldo Fenômeno acerta o ângulo no Teleton e garante doação de R$ 100 mil para a AACD
Segunda noite da Romaria de Frei Damião faz sucesso com show da cantora Adriana Arydes
Sesau lança Carreta da Saúde no município de Santana do Ipanema
SSP representa Alagoas no Consórcio Nordeste e reforça apoio à PEC da Segurança
Educação ambiental: mutirão de limpeza mobiliza voluntários na praia da Pajuçara, em Maceió
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
