Eleições 2022

AL é um dos estados onde mais metade da bancada federal não foi reeleita

Levantamento foi feito pelo Estadão, com base em dados Câmara

Por 7Segundos, com Estadão 17/10/2022 14h02 - Atualizado em 17/10/2022 14h02
AL é um dos estados onde mais metade da bancada federal não foi reeleita
Câmara Federal - Foto: Alan Marques - FolhaPress

Alagoas é um dos estados onde mais metade da bancada federal atual, eleita em 2018, não foi renovada. De acordo com dados levantados pelo Estadão, também é o caso de Sergipe, Amapá, Roraima, Rondônia, Mato Grosso, Piauí, Pará e do Distrito Federal.

Apenas os deputados Arthur Lira (PP), presidente da Câmara, Marx Beltrão (PP), Isnaldo Bulhões Jr (MDB) e Paulão (PT) terão os mandatos por Alagoas renovados por quatro anos. Ficaram de fora: Nivaldo Albuquerque, Sérgio Toledo, Severino Pessoa, Pedro Vilela e Tereza Nelma.

Ainda segundo o levantamento, nas eleições deste ano, mais da metade dos Estados reprovou seus deputados federais. Ao todo, em 14 unidades da federação, os eleitores decidiram trocar a metade ou mais de seus representantes na Câmara dos Deputados.

Os exemplos mais simbólicos estão no Acre, Amapá, Roraima e Sergipe, onde os eleitores optaram por renovar a maioria absoluta das bancadas. Para se ter uma ideia, dos oito parlamentares acrianos apenas um foi reeleito.

Em outros 13 Estados o movimento foi o inverso. Os números mostram que os eleitores do Rio Grande do Sul e Bahia praticamente repetiram o mesmo voto dado há quatro anos. A taxa de reeleição foi de 70%.