Meio ambiente

Vazamento de óleo em embarcação encalhada oferece risco para o ecossistema

A embarcação encalhou na última sexta-feira (14)

Por 7Segundos com TV Ponta Verde 17/10/2022 14h02 - Atualizado em 17/10/2022 15h03
Vazamento de óleo em embarcação encalhada oferece risco para o ecossistema
Contrabando encontrado em barco - Foto: Cortesia/ Marinha do Brasil

O Instituto do Meio Ambiente de Alagoas (IMA) fez um alerta no início da tarde desta segunda-feira (17) sobre um possível vazamento de óleo na embarcação que ficou encalhada embaixo da ponte da Lagoa do Roteiro na ultima sexta-feira (14).

Segundo depoimento de Ricardo Cézar, coordenador de gerenciamento costeiro do IMA, a embarcação se encontrava semi-submersa em função da altura da maré e que os porões teriam muito óleo, tanto de lubrificação do motor quanto de combustível.

Após o primeiro contato foi comunicado à Marinha que seria necessário fazer o recolhimento desse óleo, buscar materiais absorventes para tirar ao menos parte desse óleo, visto que, segundo Ricardo, o local é extremamente sensível devido a presença dos manguezais e de recifes de corais.

Até o momento, devido ao período de maré baixa a água não está carregando o óleo para a parte de cima da embarcação, até o momento os esforços para retira-lo estão sendo feitos e planejados para que até dia 23, quando maré sobe, tenha sido feita a total remoção.

O proprietário da embarcação ainda não foi encontrado mas as buscas continuam para que ele seja responsabilizado.