Ministro Ricardo Lewandowski deve antecipar aposentadoria no STF
Em conversas reservadas, o magistrado sinalizou que pode deixar o posto até abril; futuro governo já foi avisado da intenção e começa a discutir nomes
O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Ricardo Lewandowski deve antecipar a sua aposentadoria do cargo, abrindo espaço para que o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) anuncie seu substituto.
Em maio, o magistrado completa 75 anos, idade prevista para a aposentadoria compulsória. Ele, no entanto, sinalizou que pode deixar os trabalhos forenses até abril. A intenção, segundo relatos feitos à CNN, já foi informada à nova gestão.
Nos bastidores, o futuro presidente já começou a discutir nomes para a futura equipe. E, segundo apurou a CNN, Lewandowski deve participar da escolha de seu sucessor.
No governo de transição, são considerados favoritos para o posto o advogado Cristiano Zanin, o ex-ministro da Justiça José Eduardo Cardozo, o ex-deputado federal Wadih Damous (PT-RJ) e o ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Luiz Felipe Salomão.
Com a saída de Lewandowski, o ministro Nunes Marques, indicado para a Suprema Corte pelo presidente Jair Bolsonaro (PL), deve assumir cadeira no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Hoje, compõem a Corte Eleitoral nas vagas destinadas à Suprema Corte, os ministros Alexandre de Moraes, Ricardo Lewandowski e Cármen Lúcia em cargos efetivos. Os ministros Nunes Marques e André Mendonça ocupam vagas de substitutos.
Uma nova vaga na Suprema Corte será aberta em outubro, com a aposentadoria compulsória de Rosa Weber. A intenção do futuro presidente é indicar uma mulher para ocupar o posto.
Últimas notícias
Por unanimidade, STF mantém decisão sobre perda do mandato de Zambelli
Formação original do Barão Vermelho se reúne para a turnê em 2026
Hapvida é condenado a pagar indenização após negar cirurgia à paciente com risco de morte
Celular Seguro passa a bloquear também aparelhos sem o app instalado
Som na Vila realiza ‘confra’ de apreciadores de vinil em Arapiraca
Governo americano retira Alexandre de Moraes e esposa da lista da lei Magnitsky
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
