Ministro Ricardo Lewandowski deve antecipar aposentadoria no STF
Em conversas reservadas, o magistrado sinalizou que pode deixar o posto até abril; futuro governo já foi avisado da intenção e começa a discutir nomes
O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Ricardo Lewandowski deve antecipar a sua aposentadoria do cargo, abrindo espaço para que o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) anuncie seu substituto.
Em maio, o magistrado completa 75 anos, idade prevista para a aposentadoria compulsória. Ele, no entanto, sinalizou que pode deixar os trabalhos forenses até abril. A intenção, segundo relatos feitos à CNN, já foi informada à nova gestão.
Nos bastidores, o futuro presidente já começou a discutir nomes para a futura equipe. E, segundo apurou a CNN, Lewandowski deve participar da escolha de seu sucessor.
No governo de transição, são considerados favoritos para o posto o advogado Cristiano Zanin, o ex-ministro da Justiça José Eduardo Cardozo, o ex-deputado federal Wadih Damous (PT-RJ) e o ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Luiz Felipe Salomão.
Com a saída de Lewandowski, o ministro Nunes Marques, indicado para a Suprema Corte pelo presidente Jair Bolsonaro (PL), deve assumir cadeira no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Hoje, compõem a Corte Eleitoral nas vagas destinadas à Suprema Corte, os ministros Alexandre de Moraes, Ricardo Lewandowski e Cármen Lúcia em cargos efetivos. Os ministros Nunes Marques e André Mendonça ocupam vagas de substitutos.
Uma nova vaga na Suprema Corte será aberta em outubro, com a aposentadoria compulsória de Rosa Weber. A intenção do futuro presidente é indicar uma mulher para ocupar o posto.
Últimas notícias
CPMI cancela sessão após investigados apresentarem atestado e habeas corpus
Doze imóveis seguem interditados após explosão em São Paulo
Investimento do Governo de Alagoas na Grande Maceió vai gerar 42 mil empregos diretos
Polícia Civil descarta versão de legítima defesa em caso de morte de médico em Arapiraca
Médico que foi assassinado por ex respondia por estupro de vulnerável e violência contra mulher
SSP convoca 961 vítimas de roubo ou furto de celulares para restituição de aparelhos
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
