Lula confirma Marinho no Trabalho e convida presidente da Fiesp para Indústria e Comércio
Embaixadora Maria Laura da Rocha foi indicada pelo futuro ministro das Relações Exteriores Mauro Vieira como secretária-geral do Itamaraty

O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) fez mais dois anúncios sobre sua equipe ministerial nesta quarta-feira (14). O deputado federal eleito Luiz Marinho (PT-SP) será o ministro do Trabalho.
A embaixadora Maria Laura da Rocha foi indicada pelo futuro ministro das Relações Exteriores Mauro Vieira como secretária-geral do Itamaraty.
O presidente da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), Josué Gomes da Silva, foi convidado por Lula para assumir o Ministério da Indústria e Comércio. Houve uma reunião entre os dois hoje em Brasília. Segundo aliados do petista, o dono da Coteminas não deu uma resposta e teria pedido um tempo para avaliar.
Luiz Marinho
Luiz Marinho é o atual presidente estadual do Partido dos Trabalhadores em São Paulo. Nascido em Cosmorama, no interior de São Paulo, em 1959, e hoje com 63, Marinho é formado em direito, mas vem de uma longa carreira como sindicalista e político. Já foi ministro de Lula em seus primeiros governos e também prefeito de São Bernardo do Campo, na região metropolitana de São Paulo.
Foi, desde os anos de 1970, operário da Volkswagen, em São Bernardo, por onde é hoje aposentado, onde conheceu Lula e onde, desde o início, participou do movimento sindical que se fortalecia à época na região no entorno da capital conhecida como ABC.
Em 1996, chegou à presidência do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC – o mesmo que, duas décadas antes, foi presidido por Lula -, e seguiu no cargo até 2003, quando partiu para assumir a presidência da Central Única dos Trabalhadores (CUT).
Nos governos de Lula, foi ministro do Trabalho, entre 2005 e 2007, e, depois, ministro da Previdência, em 2007 e 2008. Comandou a prefeitura de São Bernardo por dois mandatos, de 2009 a 2016.
Maria Laura da Rocha
Maria Laura da Rocha irá ocupar o segundo cargo mais importante do Ministério das Relações Exteriores. Esta é a primeira vez que uma mulher estará à frente da Secretaria-Geral.
Anteriormente, Maria Laura foi chefe da delegação do Brasil na FAO, a Organização da ONU para Alimentação e Agricultura, e na Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).
Atualmente, é embaixadora do Brasil na Romênia. A escolha de Maria Laura para o cargo teria um significado adicional: responder à pressão por mais pessoas negras em cargos-chave do novo governo.
Josué Gomes da Silva
Josué Gomes da Silva é filho do do ex-vice-presidente José Alencar, que foi companheiro de chapa de Lula em seus dois mandatos, entre 2003 e 2010.
Ele é presidente da Coteminas, dona das marcas Artex, Santista, MMartan e Casa Moyses, a maior indústria de itens de cama, mesa e banho das Américas.
Josué já presidiu a ABIT (Associação Brasileira da Indústria Têxtil e Confecção) e o Instituto de Estudos para o Desenvolvimento Industrial (IEDI).
(*Com informações de Juliana Elias, Pedro Nogueira, Gustavo Uribe e Larissa Rodrigues, da CNN)
Últimas notícias

Dani da Elba provoca prefeito de Sorocaba após vídeo viral sobre praias do Nordeste

Aliados de JHC pedem reforma no secretariado para atender lideranças no interior de Alagoas

Com Tereza Nelma e Renato Filho na chapa, MDB espera fazer quatro deputados federais

Homens são flagrados fazendo sexo em plena luz do dia na Praia da Avenida

Presidente do Conselho Nacional de Secretários Estaduais de CT& é reeleito

Procon Alagoas divulga pesquisa de preços para a Semana Santa
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
