Lula confirma Marinho no Trabalho e convida presidente da Fiesp para Indústria e Comércio
Embaixadora Maria Laura da Rocha foi indicada pelo futuro ministro das Relações Exteriores Mauro Vieira como secretária-geral do Itamaraty

O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) fez mais dois anúncios sobre sua equipe ministerial nesta quarta-feira (14). O deputado federal eleito Luiz Marinho (PT-SP) será o ministro do Trabalho.
A embaixadora Maria Laura da Rocha foi indicada pelo futuro ministro das Relações Exteriores Mauro Vieira como secretária-geral do Itamaraty.
O presidente da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), Josué Gomes da Silva, foi convidado por Lula para assumir o Ministério da Indústria e Comércio. Houve uma reunião entre os dois hoje em Brasília. Segundo aliados do petista, o dono da Coteminas não deu uma resposta e teria pedido um tempo para avaliar.
Luiz Marinho
Luiz Marinho é o atual presidente estadual do Partido dos Trabalhadores em São Paulo. Nascido em Cosmorama, no interior de São Paulo, em 1959, e hoje com 63, Marinho é formado em direito, mas vem de uma longa carreira como sindicalista e político. Já foi ministro de Lula em seus primeiros governos e também prefeito de São Bernardo do Campo, na região metropolitana de São Paulo.
Foi, desde os anos de 1970, operário da Volkswagen, em São Bernardo, por onde é hoje aposentado, onde conheceu Lula e onde, desde o início, participou do movimento sindical que se fortalecia à época na região no entorno da capital conhecida como ABC.
Em 1996, chegou à presidência do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC – o mesmo que, duas décadas antes, foi presidido por Lula -, e seguiu no cargo até 2003, quando partiu para assumir a presidência da Central Única dos Trabalhadores (CUT).
Nos governos de Lula, foi ministro do Trabalho, entre 2005 e 2007, e, depois, ministro da Previdência, em 2007 e 2008. Comandou a prefeitura de São Bernardo por dois mandatos, de 2009 a 2016.
Maria Laura da Rocha
Maria Laura da Rocha irá ocupar o segundo cargo mais importante do Ministério das Relações Exteriores. Esta é a primeira vez que uma mulher estará à frente da Secretaria-Geral.
Anteriormente, Maria Laura foi chefe da delegação do Brasil na FAO, a Organização da ONU para Alimentação e Agricultura, e na Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).
Atualmente, é embaixadora do Brasil na Romênia. A escolha de Maria Laura para o cargo teria um significado adicional: responder à pressão por mais pessoas negras em cargos-chave do novo governo.
Josué Gomes da Silva
Josué Gomes da Silva é filho do do ex-vice-presidente José Alencar, que foi companheiro de chapa de Lula em seus dois mandatos, entre 2003 e 2010.
Ele é presidente da Coteminas, dona das marcas Artex, Santista, MMartan e Casa Moyses, a maior indústria de itens de cama, mesa e banho das Américas.
Josué já presidiu a ABIT (Associação Brasileira da Indústria Têxtil e Confecção) e o Instituto de Estudos para o Desenvolvimento Industrial (IEDI).
(*Com informações de Juliana Elias, Pedro Nogueira, Gustavo Uribe e Larissa Rodrigues, da CNN)
Últimas notícias

Jornalista Abidias Martins escreve livro sobre a pandemia da Covid-19 em AL

'Lua de Sangue': web se divide em quem conseguiu ou não assistir eclipse lunar no Brasil

Alagoas se destaca no combate à desnutrição infantil e tem o menor índice do Nordeste

Deputado Rafael Brito cobra prefeitura de Maceió por problemas na educação e pede revogação de portaria

Snoop Dogg compartilha vídeo de momentos marcantes do Carnaval carioca de 2025, e brasileiros vão à loucura

Defensoria Pública firma acordo com representantes da educação de Maceió sobre apoio escolar de crianças com TEA
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
