Educação

Alunos da Rede Municipal conquistam 51.3% das vagas ofertadas em curso do Ifal Viçosa

26 alunos da Escola Municipal Pedro Carnaúba e 11 da Escola Municipal São José vão iniciar essa nova etapa no curso de informática

Por 7Segundos com Severino Carvalho/Prefeitura de Viçosa 03/01/2023 19h07
Alunos da Rede Municipal conquistam 51.3% das vagas ofertadas em curso do Ifal Viçosa
Alunos da Rede Municipal de Ensino são aprovados no processo seletivo do IFAL e Prefeitura de Viçosa presta homenagem - Foto: Severino Carvalho/Prefeitura de Viçosa

A Prefeitura de Viçosa, por meio da Secretaria de Educação, homenageou, nesta terça-feira (3), os 37 alunos e alunas da Rede Municipal de Ensino que foram aprovados no processo seletivo do Instituto Federal de Alagoas (Ifal), Campus Viçosa, realizado em dezembro. Eles conquistaram 37 das 72 vagas ofertadas, o que representa 51.3%.

São 26 alunos da Escola Municipal Pedro Carnaúba e 11 da Escola Municipal São José que, após a conclusão do Ensino Fundamental (Anos Finais), agora vão iniciar uma nova etapa no curso de Informática para Internet, integrado ao Ensino Médio, ministrado pelo Ifal.

“Eu espero aprender o necessário para me profissionalizar e ingressar no mercado de trabalho. Também penso em fazer programação”, revelou a aluna da Escola Municipal São José, Renata Gabriely Martins de Freitas, 15 anos.

O prefeito de Viçosa, João Victor, e a secretária municipal de Educação, Iolanda Tenório, fizeram a entrega dos certificados de homenagem aos alunos durante a solenidade, que contou com a participação do diretor do Campus Viçosa, Valdomiro Odilon Pereira, e da coordenadora municipal dos Anos Finais, Patrícia Vasconcelos.

“Estamos hoje muito felizes. Vim dar um abraço e parabenizar cada aluno da nossa Rede Municipal que conseguiu chegar à aprovação neste grande instrumento educacional em nosso município que é o Ifal. Pela primeira vez na história da educação de Viçosa conseguimos uma aprovação de mais de 50%. Isso demonstra a qualidade do ensino de nosso município”, comemorou o prefeito.

“Esse resultado demonstra, também, o compromisso da gestão de fazer um ensino de qualidade. Temos aqui o exemplo da Escola Municipal Pedro Carnaúba, onde mais de 80% dos alunos que fizeram as inscrições, foram aprovados. E da Escola São José também, com um número menor de estudantes, mas, em termos percentuais, chega aos mesmos 80%. Isso nos deixa bastante felizes”, acrescentou a secretária Iolanda Tenório.

O diretor do Campus Ifal informou que as matrículas dos alunos para o curso de Informática para Internet, integrado ao Ensino Médio, acontecem de 9 a 18 de janeiro. Valdomiro Odilon aproveitou a ocasião para anunciar a abertura de um novo curso.

“Estamos criando o curso de Administração integrado ao Ensino Médio para a gente receber, também, os alunos do 9º Ano. São 36 vagas e, no primeiro dia de inscrição, registramos 37 candidatos. As inscrições vão até a próxima sexta-feira (6)”, informou.