Irmã de ministra do Turismo ganhou um Corolla em troca de contrato, diz MP
O presente seria um agradecimento por uma licitação vencida pela empresa

Djelany Machado, irmã da ministra do Turismo, Daniela Carneiro (União Brasil), foi presenteada por um empresário que venceu uma licitação suspeita na cidade de Belford Roxo (RJ) em 2018, segundo o MPRJ (Ministério Público do Rio de Janeiro).
A cidade é comandada pelo prefeito Wagner dos Santos (União Brasil), o Waguinho, marido da ministra nomeada por Lula —ela é conhecida como Daniela do Waguinho. O casal apoiou Lula durante a campanha eleitoral em Belford Roxo, na Baixada Fluminense, onde o ex-presidente Jair Bolsonaro venceu em todos os municípios.
O que diz o MPRJ?
Djelany Mote de Souza Alves Machado recebeu um carro modelo Corolla de um "sócio oculto" da Master Rio Construções; O presente seria um agradecimento por uma licitação vencida pela empresa; De 2018, a denúncia afirma que Waguinho exerceu "liderança delituosa". "Clara divisão de valores superfaturados."
A denúncia do MP, noticiada pelo Metrópoles e confirmada pelo UOL, afirma que o Corolla foi transferido a Djelany "em contra partida como presente", em proveito do próprio empresário e "também dos agentes políticos" mencionados.
Segundo o Tribunal de Justiça do Rio, o caso ainda tramita na Justiça de forma sigilosa.
O MP disse que Waguinho cometeu os seguintes crimes:
Fraude a licitações;
Organização criminosa;
Dispensa ilegal de licitações;
Concussão (servidor que exige vantagem indevida);
Peculato (crime cometido por servidor que se apropria de bens púbicos).
O UOL procurou o Ministério do Turismo e a Prefeitura de Belford Roxo, questionando Waguinho e Djelany (lotada na Secretaria Municipal de Assistência Social, Cidadania e Mulher) sobre as investigações do MP-RJ, mas não recebeu resposta até a publicação desta reportagem. O espaço segue aberto.
Últimas notícias

Coronel descreve “cenário complexo” em acidente que deixou 17 mortos na BR-423 em Pernambuco

Ônibus bate em barranco e capota no Agreste pernambucano; 17 morreram

Explosões em fiação de poste assustam moradores no Centro de Maragogi

Líderes europeus reiteram apoio à Ucrânia após reunião

Lula lamenta mortos e feridos em acidente de ônibus em Pernambuco

Não ouse falar grosso com o Brasil, porque não vamos aceitar, diz Lula
Vídeos e noticias mais lidas

Guilherme Lopes dispara contra Beltrão: 'Penedo não deve nada a você'

Empresário arapiraquense líder de esquema bilionário perseguia juízes e autoridades, diz ex-mulher

Quem era 'Papudo': líder de facção de altíssima periculosidade morto confronto em Arapiraca

Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
