Irmã de ministra do Turismo ganhou um Corolla em troca de contrato, diz MP
O presente seria um agradecimento por uma licitação vencida pela empresa
Djelany Machado, irmã da ministra do Turismo, Daniela Carneiro (União Brasil), foi presenteada por um empresário que venceu uma licitação suspeita na cidade de Belford Roxo (RJ) em 2018, segundo o MPRJ (Ministério Público do Rio de Janeiro).
A cidade é comandada pelo prefeito Wagner dos Santos (União Brasil), o Waguinho, marido da ministra nomeada por Lula —ela é conhecida como Daniela do Waguinho. O casal apoiou Lula durante a campanha eleitoral em Belford Roxo, na Baixada Fluminense, onde o ex-presidente Jair Bolsonaro venceu em todos os municípios.
O que diz o MPRJ?
Djelany Mote de Souza Alves Machado recebeu um carro modelo Corolla de um "sócio oculto" da Master Rio Construções; O presente seria um agradecimento por uma licitação vencida pela empresa; De 2018, a denúncia afirma que Waguinho exerceu "liderança delituosa". "Clara divisão de valores superfaturados."
A denúncia do MP, noticiada pelo Metrópoles e confirmada pelo UOL, afirma que o Corolla foi transferido a Djelany "em contra partida como presente", em proveito do próprio empresário e "também dos agentes políticos" mencionados.
Segundo o Tribunal de Justiça do Rio, o caso ainda tramita na Justiça de forma sigilosa.
O MP disse que Waguinho cometeu os seguintes crimes:
Fraude a licitações;
Organização criminosa;
Dispensa ilegal de licitações;
Concussão (servidor que exige vantagem indevida);
Peculato (crime cometido por servidor que se apropria de bens púbicos).
O UOL procurou o Ministério do Turismo e a Prefeitura de Belford Roxo, questionando Waguinho e Djelany (lotada na Secretaria Municipal de Assistência Social, Cidadania e Mulher) sobre as investigações do MP-RJ, mas não recebeu resposta até a publicação desta reportagem. O espaço segue aberto.
Últimas notícias
Polícia busca de suspeito de filmar mulher em cabine de banheiro em Maceió
Sesau afasta dez servidores após operação da PF investigar desvios na Saúde
IML de Maceió regulariza 90% dos corpos não reclamados e sepulta 157 vítimas
Escolas de ensino integral terão ampliação de oferta de cursos profissionalizantes
PM apreende drogas após denúncia anônima em São Miguel dos Campos
Ceia de Natal pode custar até o dobro em Arapiraca, aponta pesquisa do Procon
Vídeos e noticias mais lidas
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
