Renans veem Helder Barbalho também do MDB ser prestigiado por Lula
Governador do Pará tem sido prestigiado pelo presidente
Contrariando a expectativa em torno do ministro dos Transportes Renan Calheiros e a força política do senador Renan Calheiros, quem está em alta do MDB com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) é o governador do Pará, Helder Barbalho. Informações dão conta de que desde a campanha eleitoral, Helder Barbalha estava com crédito junto ao Lula. Ele chegou a ser cotado para integrar o time de ministeriáveis.
Para se ter ideia do crédito que tem com Lula, mais do que Renan Calheiros e Renan Filho, a iniciativa de reunir os governadores na segunda-feira (9) passada após os ataques aos três poderes partiu de Helder Barbalho. Até porque, o governador do Pará foi escolhido para fazer a abertura da reunião. A maneira como conduziu o discurso tido como seguro, agradou ao Lula.
Além disso, Helder Barbalho anunciou em coletiva na quarta-feira passada (11) que Lula oficializou a candidatura da cidade de Belém para sediar a COP30, em 2025.
“O presidente acaba de anunciar que Belém é a cidade escolhida pelo Brasil e já encaminhou, através do Itamaraty, a formalização da candidatura da cidade para sediar a COP30, em 2025”, disse o emedebista.
RENANS - Enquanto Helder Barbalho segue prestigiado, o senador Renan Calheiros utiliza a mesma estratégia política de criar fatos com pedidos de instalação de CPI, expulsão do MDB do governador afastado Ibaneis Rocha, do Distrito Federal (DF) e até a abertura de inquérito contra o procurador geral da República, Augusto Aras.
Já Renan Filho mostra serviço à frente do Ministério dos Transportes com o anunciou de ações em redes sociais e entrevistas em jornais televisivos.