Polícia

Saiba como denunciar casos de abusos sexual infantojuvenil no Carnaval

Casos de abusos sexual contra crianças e adolescentes aumentam nesta época do ano, segundo o Conselho Tutelar

Por Assessoria 18/02/2023 09h09
Saiba como denunciar casos de abusos sexual infantojuvenil no Carnaval
Denúncias de abuso sexual podem ser feitas pelo Disque 100 - Foto: Reprodução

A violência sexual contra crianças e adolescentes é uma das piores e mais perversas formas de violação aos Direitos Humanos. Nesta época do ano, segundo o Conselho Tutelar, ocorrem vários registros de abusos sexual contra crianças e adolescentes.

O conselheiro tutelar Vinícius Eloi, da Região Administrativa II, destacou que na época do Carnaval, os casos de abusos sexuais aumentam. “Os pais, familiares e responsáveis devem ficar atentos, especialmente nesse período, porque as crianças e adolescentes ficam mais vulneráveis, por causa do excesso do uso de álcool e até uso de drogas das pessoas, aumentando os casos de abuso sexual, sobretudo casos subnotificados", pontuou o conselheiro.

A Secretaria de Assistência Social de Maceió orienta aos maceioenses que há contatos telefônicos e serviços disponíveis para o encaminhamento de denúncias de casos, neste período carnavalesco.

Disque 100


O Disque 100 é um serviço de atendimento telefônico gratuito, que funciona 24 horas por dia, nos sete dias da semana. As denúncias recebidas na Ouvidoria da Secretaria Nacional de Direitos Humanos e no Disque 100 são analisadas, tratadas e encaminhadas aos órgãos responsáveis.

Durante o Carnaval, os conselheiros tutelares estarão de plantão por região de abrangência para atender casos de violação de direitos de crianças e adolescentes. Os números de contatos dos Conselheiros Tutelares estão disponíveis no site da Prefeitura de Maceió.

Em Maceió, existem 10 regiões administrativas que concentram o trabalho dos conselheiros e abrangem todos os bairros de Maceió. Os conselheiros tutelares da capital desempenham um papel importante na luta contra as diversas formas de exploração. Cabe a eles combater às violações e os crimes que atingem a população infantojuvenil, promover a qualidade de vida deste público e acompanhar as investigações dos crimes relacionados ao seu público-alvo.