Geral

Motorista de ônibus que atropelou idoso deve responder por tentativa de homicídio

Caso aconteceu após o homem de 73 anos chamar a atenção do motorista por não está usando máscara obrigatória de proteção contra a Covid

Por 7Segundos com CNN Brasil 27/02/2023 19h07
Motorista de ônibus que atropelou idoso deve responder por tentativa de homicídio
Momento em que idoso fica preso na porta do ônibus, em SP - Foto: Reprodução

Uma câmera de segurança registrou o momento em que um idoso de 73 anos ficou preso na porta e foi atropelado por um ônibus da concessionária Sambaíba. O caso aconteceu no fim da tarde do último domingo (26), na região do Tremembé, zona Norte de São Paulo.

De acordo com testemunhas, minutos antes, o idoso teria discutido com o motorista porque o condutor do ônibus estaria usando a máscara de proteção contra a Covid, de maneira errada, no queixo.

O uso do item é obrigatório em todos os transportes públicos do estado. Depois disso, o idoso avisou que iria parar no ponto à frente para descer perto de casa. Irritado, o motorista teria negado a parada, mas uma mulher, informou que também iria descer e o motorista foi obrigado a frear.

Pelas imagens é possível ver o momento em que a mulher desce. Na vez do idoso, o motorista chega a tentar fechar a porta, mas o homem consegue desembarcar e parece reclamar com o condutor, que acelera com braço do idoso preso. O homem é arrastado e atropelado.

“Há relato das testemunhas de que ele chegou até ofender a vítima, com palavras de baixo calão, e efetivamente ameaçar a vítima”, afirmou Rodrigo Fiacadori, titular da 73 DP, que investiga o caso.

Na delegacia, o motorista de 51 anos relatou que não percebeu que o idoso tinha sido atropelado e disse que assim que soube, retornou ao local do acidente. Mas, segundo o delegado, as imagens e os relatos de testemunhas contradizem esta versão. E por isso o motorista pode responder por tentativa de homicídio.

“Testemunhas dizem que mesmo após o motorista ter visto a vítima enganchar o braço na porta ele não parou o ônibus. Ele veio a atropelar, foi avisado e só veio parar mais à frente após ser interceptado. Então há provas de que ele agiu com dolo no caso”, explicou.

Um crime é considerado doloso quando existe a intenção de praticá-lo.

Em nota, a SPTrans disse que determinou à concessionária Sambaíba esclarecimentos sobre o caso e que a viação informou que o motorista foi afastado de suas funções.

O comunicado também diz que a concessionária vai ser autuada por não ter informado à SPTrans sobre ocorrência.

“O tipo de conduta apresentada no vídeo não é condizente com a postura obrigatória a profissionais que integram o sistema municipal de transportes e devem zelar pela segurança e vida de passageiros e terceiros”, concluiu.