Geral

Chico Filho fala sobre a importância de investimentos para a cidade

O vereador foi entrevistado no programa Na Mira da Notícia, na 96FM

Por 7Segundos 30/03/2023 19h07 - Atualizado em 30/03/2023 21h09
Chico Filho fala sobre a importância de investimentos para a cidade
Vereador Chico Filho (MDB) é entrevistado por Ângelo Farias - Foto: 7Segundos

Nesta quinta-feira (30) o vereador Chico Filho foi entrevistado no programa Na Mira da Notícia, na 96FM. 

Ele começou explicando o porquê de ter levantado a discussão sobre a mudança do nome do bairro da Cruz das Almas: "Pra gente que mora aqui na capital já tá acostumado, mas pra quem vem de fora fazer os investimentos que a cidade precisa, não se sente muito confortável". O vereador apresentou um projeto de Lei para modificar o nome do bairro de Cruz das Almas para Oceano, em homenagem ao cantor alagoano Djavan, nesta quinta-feira (30). 

O cantor Djavan opinou durante a apresentação da proposta e disse que não gosta da ideia: "Apesar do nome, eu vejo uma coisa poética e bonita nesse nome. Deixa Oceano como música e Cruz das Almas como bairro".

O vereador também comentou sobre seu relacionamento com outras figuras da política alagoana: "Não tenho nenhum problema com o governador Paulo Dantas, sou do MDB, votei nele pra governador, não tenho problema nenhum com nenhum membro do MDB. Tenho como parceiros políticos o deputado Alexandre Ayres e o deputado Isnaldo Bulhões e trabalho buscando sempre o diálogo, buscando sempre o melhor pra cidade de Maceió. A gente faz política com o P maiúsculo. 

Chico Filho também falou sobre o Centro da capital de Maceió: "O centro da cidade é o maior polo gerador de emprego e renda do Estado, é o local em que cerca de 60% a 70% da arrecadação do município vem de impostos daquela região. É a galinha dos ovos de ouro e nós que fazemos a gestão pública municipal temos que ter todo tipo de cuidado. Eu vi a crítica que a Aliança Comercial fez, eu conheço, entendo e respeito a posição da aliança comercial. O que nós vereadores podemos fazer? Estamos aguardando para votar o Plano Diretor da cidade de Maceió, que restringe os investimentos na área do Centro determinando que não possa ter prédios residências e hoje a realidade que é posta no mundo todo é que as áreas residenciais e comerciais estejam próximas. Se a gente tiver moradias nos arredores do centro, nós vamos povoar aquela região". O vereador afirmou que uma das pautas dele é o setor produtivo, é o centro de Maceió e ele será um ferrenho defensor do centro da cidade de Maceió.

O vereador também comentou sobre a Procuradoria do Município: "Eu sou advogado de formação e percebo que a procuradoria do município tem uma visão muito restritiva do poder do vereador e isso é uma coisa que me incomoda. Eu fico preocupado porque o poder de legislar do vereador na visão da procuradoria é muito restritivo e a gente precisa sentar, argumentar e dentro do que estabelece o ordenamento jurídico nacional, a gente tentar encontrar uma alternativa". 

Chico Filho também comentou sobre a abertura do corredor Vera Arruda: "Essas mudanças chegariam a beneficiar aqueles que usam do transporte coletivo uma economia de até 16 minutos representando mais de 20 viagens novas na região e apresenta como alternativa como mobilidade urbana da cidade a abertura dessas quatro ruas. Com essas quatro possibilidades a gente tenta desafogar o trânsito de toda a parte baixa de Maceió". 

Sobre a CEI DA BRK, o vereador disse que é totalmente favorável as concessionárias, mas o Brasil de forma geral não está preparado para isso: "Nossas agências reguladoras não estão estruturadas para fazer a fiscalização. 

Conheça Chico Filho

Francisco Holanda Costa Filho, o Chico Filho, está no seu terceiro mandato. Ele comandou a presidência da Câmara Municipal de Maceió no biênio 2013/2014, logo após ter sido eleito vereador. Aos 40 anos, é um dos líderes de uma família com forte tradição na política em Alagoas: segue os passos do avô, Otacílio Holanda, e do pai, Chico Holanda, que foram vereadores da capital nas últimas quatro décadas. Foi reeleito em 2016 e em 2020, tendo votação expressiva em todas as zonas eleitorais da capital.

Preocupado com a transparência na gestão pública, seu mandato é focado na inovação, com novas práticas políticas, dando sua contribuição com a apresentação de projetos nas áreas da saúde, geração de empregos, educação, meio ambiente e infraestrutura. Também atua pelo crescimento social e econômico de Maceió, e é parceiro dos taxistas e das comunidades.

Como presidente da Câmara, assumiu o compromisso de implantar uma gestão que trouxesse à Casa modernidade e transparência, com o objetivo de aproximar cada vez mais a população maceioense do Legislativo. Já foi presidente da Comissão de Meio Ambiente e é integrante do Conselho Econômico de Maceió.

Formado em Direito pelo Cesmac, é advogado militante e possui experiência na área pública como procurador municipal e também como agente da Polícia Civil de Alagoas. Também cursou até o 4º ano de Engenharia Civil na Ufal. É um dos diretores da Associação Comercial de Maceió e conselheiro do CRB.

Casado com a arquiteta Márcia Gomes de Barros Melro Holanda, é pai de Guilherme e Arthur.