Mais de 160 famílias se envolveram em disputas por água no Estado em 2022
Conflitos por água no campo diminuem em Alagoas
A Comissão Pastoral da Terra (CPT) divulgou nesta sexta-feira (14) o relatório dos conflitos ocorridos no campo em território brasileiro, no ano de 2022. Em Alagoas, no ano passado, 162 famílias se envolveram em disputas por água.
De acordo com o relatório, foram registradas três ocorrências de competições por água em todo o estado. No ano de 2021, o estado teve mais situações do tipo, com cinco casos identificados, com 300 famílias envolvidas, sendo superior a quantidade de 2022.
Em ambos os anos, Alagoas ocupou a quarta posição no ranking entre os demais estados do Nordeste, com a maior quantidade de disputas pela água. Em 2022, o primeiro lugar foi ocupado pelo Maranhão, com 26 casos e 578 famílias envolvidas. Apesar de possuir mais registros, Pernambuco ocupa a primeira posição entre as Unidades da Federação com a maior quantidade de famílias envolvidas, sendo de 3.102.
OUTROS CONFLITOS
As ocorrências em Alagoas vão além de casos de competição por recursos naturais. No ano passado o estado também apresentou casos de manifestações (50), ocupações e ou retomadas de terras (358), tentativas de assassinato (2), violência contra ocupações (24), violência contra pessoas do campo (27) e ameaças de morte (4).
De acordo com o relatório, somente casos de assassinato e conflitos trabalhistas não foram registrados dentre as demais situações que afetaram a população camponesa. Vale ressaltar também que uma única ocorrência pode afetar mais de uma pessoa ou grupo, portanto, segundo os dados, milhares de famílias e pessoas foram vítimas de algum tipo de violência no último ano.
Últimas notícias
Cláudio Castro visita policiais feridos durante megaoperação no Rio
Mansão inusitada em torre com relógio em Nova York é finalmente vendida; valor é mantido em segredo
Incêndio na noite do Halloween mata família de cinco pessoas nos EUA
Fórum on-line reúne 110 mil amantes de bonecas hiper-realistas: 20% são casados
Mulher abraça seu bebê prematuro em 'despedida', mas acaba surpreendida pelo desfecho
Radialista Paulinho Guedes se recupera após AVC isquêmico em Maceió
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
