Mais de 160 famílias se envolveram em disputas por água no Estado em 2022
Conflitos por água no campo diminuem em Alagoas
A Comissão Pastoral da Terra (CPT) divulgou nesta sexta-feira (14) o relatório dos conflitos ocorridos no campo em território brasileiro, no ano de 2022. Em Alagoas, no ano passado, 162 famílias se envolveram em disputas por água.
De acordo com o relatório, foram registradas três ocorrências de competições por água em todo o estado. No ano de 2021, o estado teve mais situações do tipo, com cinco casos identificados, com 300 famílias envolvidas, sendo superior a quantidade de 2022.
Em ambos os anos, Alagoas ocupou a quarta posição no ranking entre os demais estados do Nordeste, com a maior quantidade de disputas pela água. Em 2022, o primeiro lugar foi ocupado pelo Maranhão, com 26 casos e 578 famílias envolvidas. Apesar de possuir mais registros, Pernambuco ocupa a primeira posição entre as Unidades da Federação com a maior quantidade de famílias envolvidas, sendo de 3.102.
OUTROS CONFLITOS
As ocorrências em Alagoas vão além de casos de competição por recursos naturais. No ano passado o estado também apresentou casos de manifestações (50), ocupações e ou retomadas de terras (358), tentativas de assassinato (2), violência contra ocupações (24), violência contra pessoas do campo (27) e ameaças de morte (4).
De acordo com o relatório, somente casos de assassinato e conflitos trabalhistas não foram registrados dentre as demais situações que afetaram a população camponesa. Vale ressaltar também que uma única ocorrência pode afetar mais de uma pessoa ou grupo, portanto, segundo os dados, milhares de famílias e pessoas foram vítimas de algum tipo de violência no último ano.
Últimas notícias
Sine Alagoas anuncia 3.594 vagas de emprego na semana do Natal
Motociclista embriagado fica ferido após colidir com bicicleta em Arapiraca
Incêndio em vegetação é contido pelo Corpo de Bombeiros em Limoeiro de Anadia
Dino barra trecho de projeto de lei que libera emendas do orçamento secreto
Passaporte diplomático de Eduardo Bolsonaro é anulado após perda de mandato
Confira a programação dos desfiles do Natal de Todos Nós
Vídeos e noticias mais lidas
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
