Mais de 160 famílias se envolveram em disputas por água no Estado em 2022
Conflitos por água no campo diminuem em Alagoas

A Comissão Pastoral da Terra (CPT) divulgou nesta sexta-feira (14) o relatório dos conflitos ocorridos no campo em território brasileiro, no ano de 2022. Em Alagoas, no ano passado, 162 famílias se envolveram em disputas por água.
De acordo com o relatório, foram registradas três ocorrências de competições por água em todo o estado. No ano de 2021, o estado teve mais situações do tipo, com cinco casos identificados, com 300 famílias envolvidas, sendo superior a quantidade de 2022.
Em ambos os anos, Alagoas ocupou a quarta posição no ranking entre os demais estados do Nordeste, com a maior quantidade de disputas pela água. Em 2022, o primeiro lugar foi ocupado pelo Maranhão, com 26 casos e 578 famílias envolvidas. Apesar de possuir mais registros, Pernambuco ocupa a primeira posição entre as Unidades da Federação com a maior quantidade de famílias envolvidas, sendo de 3.102.
OUTROS CONFLITOS
As ocorrências em Alagoas vão além de casos de competição por recursos naturais. No ano passado o estado também apresentou casos de manifestações (50), ocupações e ou retomadas de terras (358), tentativas de assassinato (2), violência contra ocupações (24), violência contra pessoas do campo (27) e ameaças de morte (4).
De acordo com o relatório, somente casos de assassinato e conflitos trabalhistas não foram registrados dentre as demais situações que afetaram a população camponesa. Vale ressaltar também que uma única ocorrência pode afetar mais de uma pessoa ou grupo, portanto, segundo os dados, milhares de famílias e pessoas foram vítimas de algum tipo de violência no último ano.
Últimas notícias

MPAL faz acordo com Câmara de Vereadores de Palmeira para diminuir o número de servidores comissionados

Homem com H: Filme biografia sobre Ney Matogrosso estreia no Cine Penedo neste final de semana

Colisão entre carro e moto deixa uma pessoa ferida no bairro Baixa Grande, em Arapiraca

Sefaz intercepta 8 toneladas de charque sem nota fiscal em Alagoas

Governo Lula cria novo orçamento secreto de R$ 3 bilhões na Saúde

Delegacia de Acidentes e Delitos de Trânsito é furtada na madrugada em Arapiraca
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
