Mais de 160 famílias se envolveram em disputas por água no Estado em 2022
Conflitos por água no campo diminuem em Alagoas

A Comissão Pastoral da Terra (CPT) divulgou nesta sexta-feira (14) o relatório dos conflitos ocorridos no campo em território brasileiro, no ano de 2022. Em Alagoas, no ano passado, 162 famílias se envolveram em disputas por água.
De acordo com o relatório, foram registradas três ocorrências de competições por água em todo o estado. No ano de 2021, o estado teve mais situações do tipo, com cinco casos identificados, com 300 famílias envolvidas, sendo superior a quantidade de 2022.
Em ambos os anos, Alagoas ocupou a quarta posição no ranking entre os demais estados do Nordeste, com a maior quantidade de disputas pela água. Em 2022, o primeiro lugar foi ocupado pelo Maranhão, com 26 casos e 578 famílias envolvidas. Apesar de possuir mais registros, Pernambuco ocupa a primeira posição entre as Unidades da Federação com a maior quantidade de famílias envolvidas, sendo de 3.102.
OUTROS CONFLITOS
As ocorrências em Alagoas vão além de casos de competição por recursos naturais. No ano passado o estado também apresentou casos de manifestações (50), ocupações e ou retomadas de terras (358), tentativas de assassinato (2), violência contra ocupações (24), violência contra pessoas do campo (27) e ameaças de morte (4).
De acordo com o relatório, somente casos de assassinato e conflitos trabalhistas não foram registrados dentre as demais situações que afetaram a população camponesa. Vale ressaltar também que uma única ocorrência pode afetar mais de uma pessoa ou grupo, portanto, segundo os dados, milhares de famílias e pessoas foram vítimas de algum tipo de violência no último ano.
Últimas notícias

Lula chega a Roma para eventos sobre segurança alimentar

SSP já promoveu mais de 7 mil visitas comunitárias em ações de prevenção

Mulher foragida por roubo é presa na Pajuçara, em Maceió

Homem é alvejado por disparos e sobrevive na Chã de Bebedouro

Carro colide contra coqueiro e complica trânsito em trecho da AL-101 no Pontal

Homem e criança se afogam e são socorridos na Praia da Sereia
Vídeos e noticias mais lidas

Guilherme Lopes dispara contra Beltrão: 'Penedo não deve nada a você'

Empresário arapiraquense líder de esquema bilionário perseguia juízes e autoridades, diz ex-mulher

Quem era 'Papudo': líder de facção de altíssima periculosidade morto confronto em Arapiraca

Policiais militares são presos por extorsão na parte alta de Maceió
