Arthur Lira quer CPI para investigar invasões do MST
CPMI dos atos de oito de janeiro ocorrerá paralelamente
O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP), disse nesta segunda-feira (24) que fará leitura do requerimento de criação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar as invasões ocorridas pelo Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST).
Na semana passada, Lira recebeu integrantes da bancada ruralista para debater a CPI do MST. De acordo com a Frente Parlamentar da Agropecuária, o número de invasões em propriedades rurais produtivas tem aumentado desde fevereiro deste ano e já somam mais de 40.
Arthur Lira anunciou também, a criação de mais duas CPIs. Os deputados irão investigar a manipulação de resultados em partidas de futebol e as inconsistências bilionárias das Lojas Americanas.
Há uma quarta CPI protocolada na Câmara com o objetivo de investigar indícios de operações fraudulentas em empresas de serviços financeiros que prometem gerar patrimônio por meio de criptomoedas. Lira ainda não se comprometeu com a criação desta CPI.
As CPIs da Câmara devem tramitar paralelamente à comissão parlamentar mista (CPMI) que investigará os atos golpistas. Com a participação de deputados e senadores, a CPMI é vinculada ao Congresso Nacional e sua criação depende da leitura de um requerimento pelo presidente do Senado Rodrigo Pacheco, durante sessão do Congresso. A expectativa é que isso aconteça nesta quarta-feira (26).
A preocupação dos parlamentares governistas é que as CPIs possam desviar o Congresso de pautas de interesse do Executivo. Lira afirmou que a Câmara irá “prezar pela continuidade da pauta”.
Últimas notícias
Polícia aguarda laudo do IML e audiência para ouvir menina autista sobre suspeita de abuso
Polícia Civil prende mulher investigada por estelionato em São Miguel dos Campos
Programa Peixe do Povo garante distribuição de mais de 100 toneladas de peixe em Rio Largo
DMTT regulamenta compartilhamento de bicicletas e patinetes elétricos em Maceió
Prefeitura de Palmeira dos Índios organiza grande ação para distribuição de peixes
Ministério Público promove Luciano Romero a procurador de Justiça em Alagoas
Vídeos e noticias mais lidas
Mistério em Arapiraca: saiba quem era o empresário morto a tiros em condomínio
Carlinhos Maia é condenado a pagar R$ 200 mil por piada sobre má-formação óssea
Cunhado de vereador é encontrado morto a tiros dentro de condomínio em Arapiraca
Subcomandante de unidade da PM de AL é denunciado por agredir a esposa, também policial militar
