Arthur Lira quer CPI para investigar invasões do MST
CPMI dos atos de oito de janeiro ocorrerá paralelamente
O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP), disse nesta segunda-feira (24) que fará leitura do requerimento de criação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar as invasões ocorridas pelo Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST).
Na semana passada, Lira recebeu integrantes da bancada ruralista para debater a CPI do MST. De acordo com a Frente Parlamentar da Agropecuária, o número de invasões em propriedades rurais produtivas tem aumentado desde fevereiro deste ano e já somam mais de 40.
Arthur Lira anunciou também, a criação de mais duas CPIs. Os deputados irão investigar a manipulação de resultados em partidas de futebol e as inconsistências bilionárias das Lojas Americanas.
Há uma quarta CPI protocolada na Câmara com o objetivo de investigar indícios de operações fraudulentas em empresas de serviços financeiros que prometem gerar patrimônio por meio de criptomoedas. Lira ainda não se comprometeu com a criação desta CPI.
As CPIs da Câmara devem tramitar paralelamente à comissão parlamentar mista (CPMI) que investigará os atos golpistas. Com a participação de deputados e senadores, a CPMI é vinculada ao Congresso Nacional e sua criação depende da leitura de um requerimento pelo presidente do Senado Rodrigo Pacheco, durante sessão do Congresso. A expectativa é que isso aconteça nesta quarta-feira (26).
A preocupação dos parlamentares governistas é que as CPIs possam desviar o Congresso de pautas de interesse do Executivo. Lira afirmou que a Câmara irá “prezar pela continuidade da pauta”.
Últimas notícias
Palmeira dos Índios é única cidade de Alagoas a receber Prêmio de Inclusão Socioeconômica em Brasília
Penedo sedia encontro nacional dos Conselhos Municipais de Educação
Famílias de São Sebastião são beneficiadas com títulos de propriedade de imóveis
PL de Renan Calheiros avança no Senado com linha de crédito especial para produtores rurais endividados
Polícia desmancha depósito e apreende mais de 18kg de drogas no bairro São Luiz em Arapiraca
João Vicente explica escolha de Tino Marcos para novo projeto do Porta
Vídeos e noticias mais lidas
Publicado edital para o concurso do Detran; veja cargos e salários
Jovem é expulso após ser flagrado se masturbando dentro de academia de Arapiraca
Após demissão de Moro, Bolsonaro fará declaração às 17h
Mototaxista é assassinado a tiros em São Luís do Quitunde
