Arthur Lira quer CPI para investigar invasões do MST
CPMI dos atos de oito de janeiro ocorrerá paralelamente
O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP), disse nesta segunda-feira (24) que fará leitura do requerimento de criação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar as invasões ocorridas pelo Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST).
Na semana passada, Lira recebeu integrantes da bancada ruralista para debater a CPI do MST. De acordo com a Frente Parlamentar da Agropecuária, o número de invasões em propriedades rurais produtivas tem aumentado desde fevereiro deste ano e já somam mais de 40.
Arthur Lira anunciou também, a criação de mais duas CPIs. Os deputados irão investigar a manipulação de resultados em partidas de futebol e as inconsistências bilionárias das Lojas Americanas.
Há uma quarta CPI protocolada na Câmara com o objetivo de investigar indícios de operações fraudulentas em empresas de serviços financeiros que prometem gerar patrimônio por meio de criptomoedas. Lira ainda não se comprometeu com a criação desta CPI.
As CPIs da Câmara devem tramitar paralelamente à comissão parlamentar mista (CPMI) que investigará os atos golpistas. Com a participação de deputados e senadores, a CPMI é vinculada ao Congresso Nacional e sua criação depende da leitura de um requerimento pelo presidente do Senado Rodrigo Pacheco, durante sessão do Congresso. A expectativa é que isso aconteça nesta quarta-feira (26).
A preocupação dos parlamentares governistas é que as CPIs possam desviar o Congresso de pautas de interesse do Executivo. Lira afirmou que a Câmara irá “prezar pela continuidade da pauta”.
Últimas notícias
Petrolífera dos EUA diz a Trump que investir na Venezuela é “inviável”
Incêndios florestais destroem 5.500 hectares na Patagônia argentina
EUA realiza ataques áereos em “larga escala” na Síria
Da aventura ao desespero: relembre casos de brasileiros em trilhas de alto risco
Secretários de segurança pedem criação do Ministério da Segurança Pública
Criança quase é atingida por moto aquática na Praia Barra Grande, em Maragogi
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Cobranças abusivas de ambulantes em praias de AL geram denúncias e revolta da população
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
