Santa Casa de Maceió sedia prova prática para título de endoscopista
Seis médicos residentes da Santa Casa realizaram a avaliação

A Santa Casa de Maceió sediou, no dia 26 de maio, a prova prática para o título de especialista de endoscopista conferido pela Sociedade Brasileira de Endoscopia (SOBED). A entidade convocou seis de seus médicos preceptores para a avaliação de 17 candidatos vindos de diversos estados do Nordeste.
De acordo com o coordenador do Serviço de Endoscopia do hospital, Herbert Toledo, ter esta etapa realizada na Santa Casa de Maceió reforça a credibilidade da instituição. “Ficamos muito agradecidos à SOBED por ter escolhido a Santa Casa de Maceió, um dos principais hospitais do Brasil, para sediar esse evento. A entidade encontrou um ambiente favorável, com muita qualidade profissional e que atende a todos os pré-requisitos de uma medicina qualificada dentro dos parâmetros das RDCs que tratam dos cuidados específicos para se ter uma boa entrega no exame de endoscopia e colonoscopia”, disse o especialista.
Para obter o título de especialista em endoscopia digestiva, o candidato precisa ter de dois a quatro anos de residência médica em outras especialidades. Além disso, o certificado é alcançado após dois anos de residência médica em endoscopia digestiva. “Na Santa Casa de Maceió já formamos o primeiro aluno, que terminou a residência em maço. Agora, temos mais dois candidatos, aqui de Maceió, que vão estudar pelos próximos dois anos e farão sua formação no Centro de Treinamento em Endoscopia Digestiva do hospital”, destacou Herbert Toledo.
Segundo o médico endoscopista especialista da SOBED, Durval Rosa Neto, o foco desta etapa foram os participantes do Nordeste. “Os candidatos surpreenderam tanto no conhecimento, como na técnica. Muitos já praticam a endoscopia há muito tempo, mas não tinham o título. Ter uma entidade, como a SOBED, defendendo seus interesses como profissional capacitado é muito importante”, disse.
A entidade, que prima pela medicina de qualidade e humanizada, forma cerca de 200 profissionais médicos especialistas em endoscopia. “É importante para a sociedade conhecer quem deve fazer seu exame de endoscopia e colonoscopia, que o profissional precisa ter o título de especialista que é dado pela SOBED, pela Associação Médica Brasileira e Conselho Federal de Medicina. Todos os candidatos tiveram êxito na prova prática, e, certamente, ofertarão à população uma medicina qualificada e humanizada para o nosso sistema de saúde, seja ele privado ou púbico”, finalizou o coordenador do Serviço de Endoscopia da Santa Casa de Maceió, que também é o atual presidente da SOBED, Herbert Toledo.
Últimas notícias

Coruripe recebe equipe do Hemoal para coleta itinerante de sangue nesta quinta (11)

PM prende liderança do tráfico de drogas que tentava fugir de Alagoas

Sextou no Centro leva música e ações de saúde ao Calçadão do Comércio

Psicóloga lança desafio online para mulheres: “Supere a Carga”

Morador denuncia rua em estado precário e pede urgência nas obras, em Arapiraca

Vice-prefeito e titular da Seminfra visita fase final de revitalização de praça no Santo Eduardo
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
