Saúde

Santa Casa de Maceió sedia prova prática para título de endoscopista

Seis médicos residentes da Santa Casa realizaram a avaliação

Por 7Segundos com Santa Casa 07/06/2023 12h12
Santa Casa de Maceió sedia prova prática para título de endoscopista
Santa Casa de Maceió sedia prova prática para título de endoscopista - Foto: Assessoria

A Santa Casa de Maceió sediou, no dia 26 de maio, a prova prática para o título de especialista de endoscopista conferido pela Sociedade Brasileira de Endoscopia (SOBED). A entidade convocou seis de seus médicos preceptores para a avaliação de 17 candidatos vindos de diversos estados do Nordeste.

De acordo com o coordenador do Serviço de Endoscopia do hospital, Herbert Toledo, ter esta etapa realizada na Santa Casa de Maceió reforça a credibilidade da instituição. “Ficamos muito agradecidos à SOBED por ter escolhido a Santa Casa de Maceió, um dos principais hospitais do Brasil, para sediar esse evento. A entidade encontrou um ambiente favorável, com muita qualidade profissional e que atende a todos os pré-requisitos de uma medicina qualificada dentro dos parâmetros das RDCs que tratam dos cuidados específicos para se ter uma boa entrega no exame de endoscopia e colonoscopia”, disse o especialista.

Para obter o título de especialista em endoscopia digestiva, o candidato precisa ter de dois a quatro anos de residência médica em outras especialidades. Além disso, o certificado é alcançado após dois anos de residência médica em endoscopia digestiva. “Na Santa Casa de Maceió já formamos o primeiro aluno, que terminou a residência em maço. Agora, temos mais dois candidatos, aqui de Maceió, que vão estudar pelos próximos dois anos e farão sua formação no Centro de Treinamento em Endoscopia Digestiva do hospital”, destacou Herbert Toledo.

Segundo o médico endoscopista especialista da SOBED, Durval Rosa Neto, o foco desta etapa foram os participantes do Nordeste. “Os candidatos surpreenderam tanto no conhecimento, como na técnica. Muitos já praticam a endoscopia há muito tempo, mas não tinham o título. Ter uma entidade, como a SOBED, defendendo seus interesses como profissional capacitado é muito importante”, disse.

A entidade, que prima pela medicina de qualidade e humanizada, forma cerca de 200 profissionais médicos especialistas em endoscopia. “É importante para a sociedade conhecer quem deve fazer seu exame de endoscopia e colonoscopia, que o profissional precisa ter o título de especialista que é dado pela SOBED, pela Associação Médica Brasileira e Conselho Federal de Medicina. Todos os candidatos tiveram êxito na prova prática, e, certamente, ofertarão à população uma medicina qualificada e humanizada para o nosso sistema de saúde, seja ele privado ou púbico”, finalizou o coordenador do Serviço de Endoscopia da Santa Casa de Maceió, que também é o atual presidente da SOBED, Herbert Toledo.