Turbulência durante voos aumentou por conta do aquecimento global, diz pesquisa
Estudo de pesquisadores da Universidade de Reading, na Inglaterra, explica como as duas coisas estão relacionadas
Uma pesquisa da Universidade de Reading, na Inglaterra, mostrou que a turbulência durante voos de avião aumentou nas últimas quatro décadas em várias regiões do mundo. De acordo com os pesquisadores, o aumento é consistente com os efeitos da mudança climática.
Em um ponto específico sobre o Atlântico Norte, uma das rotas de voo mais movimentadas do mundo, o tempo de turbulência foi de 17,7 horas anuais em 1979, para 27,4 horas em 2020, um aumento de 55%.
Segundo a equipe responsável pelo estudo, publicado na Geophysical Research Letters, o aumento da temperatura global por conta das emissões de carbono causa o aumento das “cortantes de vento” – também chamadas de “windshear” –, um termo da aviação que descreve a mudança na velocidade/direção do vento em curtas distâncias, o que causa a turbulência nas aeronaves.
De acordo com o professor Paul Williams, cientista atmosférico da Universidade de Reading e coautor do estudo, “após uma década de pesquisa mostrando que a mudança climática aumentará a turbulência do ar claro no futuro, agora temos evidências sugerindo que o aumento tem já começou”.
“Devemos investir em sistemas aprimorados de previsão e detecção de turbulência, para evitar que o ar mais agitado se traduza em voos mais irregulares nas próximas décadas”, acrescentou Williams.
Outro pesquisador envolvido no estudo, Mark Prosser, reforçou que as companhias aéreas precisam pensar em como vão administrar esse aumento na turbulência. “Cada minuto adicional gasto viajar em meio à turbulência aumenta o desgaste da aeronave, bem como o risco de ferimentos aos passageiros e comissários de bordo”, disse.
Últimas notícias
Suspeito morre em confronto com a PM durante operação no Benedito Bentes
Governo desapropria área em Guaxuma para nova sede do Portugal Ramalho
Motociclista de 30 anos morre após colidir com animal em Quebrangulo
Homem é esfaqueado no peito por companheira após briga por cartão de crédito
Discussão motivada por homofobia termina com mulher esfaqueando o marido
Jovem de 26 anos é resgatado após cair em poço de seis metros no Agreste
Vídeos e noticias mais lidas
MP sugere caminhões frigoríficos para armazenar corpos de vítimas da Covid-19
Comandante da PM emociona em homenagem a coronel que morreu após mal súbito
Abastecimento do Tabuleiro é paralisado para conserto de rompimento em adutora
