Lira defende reforma tributária que faça o Brasil ser ''mais próspero, justo e inclusivo''
Na avaliação do presidente da Câmara, as diretrizes básicas da reforma estão dadas com a garantia de não aumentar a carga tributária e simplificar os impostos de consumo
O deputado federal Arthur Lira (PP), presidente da Câmara dos Deputados, reuniu-se com governadores e secretários de Fazenda nesta quinta-feira (22). O tema em debate no encontro foi o projeto da chamada reforma tributária, em tramitação na Casa. “Esta reforma é fundamental para o Brasil e é necessário que ela esteja afinada de forma democrática com todos os governadores, pensando cada um no seu estado e, também, no Brasil como um coletivo. Porque todos nós queremos um país mais próspero, mais justo em termos fiscais e mais inclusivo em questões sociais”, afirmou Lira.
Na avaliação do presidente da Câmara, as diretrizes básicas da reforma estão dadas com a garantia de não aumentar a carga tributária e simplificar os impostos de consumo. Lira destacou que a proposta busca desonerar o investimento para que a indústria nacional tenha paridade de forças com a indústria estrangeira e habilitando-a a competir no mercado doméstico e no mercado internacional. “O setor industrial é fundamental para desenvolvimento de qualquer povo”, afirmou o presidente.
“Aprovar uma reforma justa e participativa é um trabalho de todos. Todos precisam estar envolvidos, uma vez que esta vai ser uma matéria que pretende mudar para melhor o rumo do país e a vida dos brasileiros.”, ressaltou Lira. Com votação prevista no plenário da Câmara a partir da primeira semana de julho, a reforma deve simplificar a cobrança de tributos e garantir segurança jurídica para atrair investimentos, na avaliação do presidente da Casa.
Ainda segundo Arthur Lira, “não podemos abrir mão de uma discussão clara, propositiva e construtiva sobre um sistema tributário que vai dar condições de termos um crescimento adequado e abrangente para nossa nação. Estamos sempre abertos ao diálogo e esta reunião com governadores teve este objetivo. Aliás, o diálogo com todos os setores da sociedade tem sido uma das marcas de nossa atuação à frente da Câmara dos Deputados”, destacou o parlamentar.