Tempo

Prefeitura retira população de áreas de risco após chuvas e decreta emergência em Pilar

Equipes distribuem água potável, medicamentos e kits de limpeza e higiene; quinze caminhões garantem retirada de famílias

Por 7segundos com assessoria 08/07/2023 17h05
Prefeitura retira população de áreas de risco após chuvas e decreta emergência em Pilar
Secretaria Municipal de Assistência Social de Pilar começou a visitar as famílias que habitam as áreas de risco - Foto: Reprodução/Assessoria

A Prefeitura de Pilar decretou, neste sábado (8), situação de emergência na cidade em decorrência das fortes chuvas que atingem a cidade. 

Desde a tarde de ontem, o Município coloca em prática um plano de ação para assistir integralmente todas as famílias afetadas direta ou indiretamente pelas águas. 

Quinze caminhões estão retirando os pertences de moradores do entorno da Lagoa Manguaba, que estão sendo transferidos para outros locais por conta do risco de transbordamento.

Três escolas municipais – Jorge Barros, Nossa Senhora do Pilar e Sueli Chagas – foram colocadas à disposição dos desalojados, que já começaram a receber kits de limpeza e higiene pessoal, além de água potável. 

Durante todo o fim de semana, a Prefeitura fornecerá alimentação à população atingida, como detalha o prefeito de Pilar, Renato Filho: 

“Quem decidiu ficar e apenas suspender os móveis, por não haver mais risco, também está sendo assistido em casa, inclusive com alimentação. O serviço de saúde foi reforçado e, além de distribuir medicamentos, nossas equipes estão visitando as famílias que necessitam de atendimento. Ninguém será esquecido”, afirmou.

Prefeito Renato Filho durante pronunciamento sobre as chuvas. Foto: assessoria

O prefeito acrescenta que o Município também já providenciou a doação de lençóis e colchões. Desde o anúncio meteorológico dando conta das fortes chuvas que cairiam em várias regiões do estado na noite dessa sexta-feira, a equipe da Secretaria Municipal de Assistência Social de Pilar começou a visitar as famílias que habitam as áreas de risco, próximas à lagoa.

“Seguiremos garantindo tudo o que for preciso para acolher todas as famílias afetadas pelas chuvas em nossa cidade. Posteriormente, discutiremos as medidas para minimizar os danos materiais que essas pessoas sofreram. Juntos, vamos novamente superar esse momento”, reforça Renato Filho.

Algumas áreas ainda oferecem risco à população em Pilar. Foto: assessoria

As equipes da Secretaria de Urbanismo seguem com ações de limpeza em vários pontos da cidade, especialmente na região da orla lagunar. No Conjunto Padre Ernesto, por exemplo, uma motobomba foi instalada para aspirar a água acumulada. Paralelamente, a Prefeitura também trabalha para solucionar o problema do desabastecimento d’água que afetou algumas localidades após o rompimento de tubulação da adutora que abastece a cidade. A Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal) já foi acionada para providenciar o reparo.

A Defesa Civil Municipal permanece a postos para quaisquer ocorrências, monitorando, em tempo real, o nível da Lagoa Manguaba e disponibilizando dois contatos para o acionamento em qualquer situação de risco: (82) 98113-5219 ou (82) 98826-9324.

Confira abaixo todos os contatos de emergência: