Viçosa adere ao SIM/Conagreste e amplia mercado para agroindústrias
O prefeito do Município, João Victor, assinou, nesta terça-feira (18), o termo de convênio de cooperação
Viçosa aderiu ao Consórcio Intermunicipal do Agreste Alagoano (Conagreste). O prefeito do Município, João Victor, assinou, nesta terça-feira (18), o termo de convênio de cooperação. E uma das primeiras ações será a gestão associada do Serviço de Inspeção Municipal (SIM), que ficará sob a responsabilidade do Consórcio.
O SIM é uma política pública municipal de relevante importância para a dinamização da economia local, na medida em que cria oportunidades de instalação de agroindústrias para processamento da produção primária do município, agregando valor, criando empregos e gerando renda à comunidade. A medida amplia o mercado de forma regionalizada.
A organização do Serviço de Inspeção de Produtos de Origem Animal cria mecanismos para garantir a oferta de produtos processados, livres de riscos à saúde humana, contribuindo para a segurança alimentar e nutricional da população.
O prefeito de Viçosa destaca que além desses benefícios, o SIM concedido por meio do Conagreste vai possibilitar que produtos de origem animal certificados em Viçosa sejam comercializados de forma regionalizada, abrangendo todos os 26 municípios integrantes do Consórcio. Isso vai gerar mais oportunidades de negócios e expansão do mercado.
“A gente vai poder fomentar a nossa agricultura familiar, nosso pequeno produtor, as nossas associações e, assim, levar todos esses produtos que serão comercializados para todos esses municípios. Trata-se, portanto, de uma conquista muito grande para Viçosa, que levará renda, ocupação e desenvolvimento para a nossa cidade e para o nosso campo”, comemora o prefeito João Victor.
De acordo com o secretário municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Israel Moura, cinco empresas já solicitaram a certificação e outras cinco devem fazer o mesmo em breve.
“O mais importante de tudo isso é essa abrangência de mercado: é sair de um município, apenas, para 26”, destacou Moura, lembrando que a demanda surgiu dos próprios empresários.
“Para isso criamos um sistema de inspeção municipal. Mas dessa forma ia limitar o nosso processo a um só município. Foi quando o prefeito João Victor teve a ideia de abraçar esse trabalho em conjunto com o Conagreste, porque aumentaria esse universo para 26 municípios e esse limite pode chegar a até mais, porque novas cidades estão aderindo”, acrescentou o secretário.
Vantagens
A médica veterinária do Serviço de Inspeção do Conagreste, Taine Soares, participou do ato de assinatura do convênio para o SIM. Ela também ressaltou as vantagens da adesão ao Consórcio, sobretudo na melhoria da eficiência dos serviços públicos e na economia de recursos financeiros.
“Todo produto de origem animal precisa ter um selo de inspeção. E agora Viçosa faz parte do Conagreste. Então com o Selo de Inspeção consorciado, o produto pode circular em todos os municípios que fazem parte do Consórcio. Estando nele, o município tem direito a todos os outros serviços como compras compartilhadas. São vários editais (de produtos e serviços), a exemplo de fardamento, iluminação pública, tratamento de resíduos sólidos. Isso gera eficiência e economia de recursos públicos”, citou Taine Soares.
Últimas notícias
Janeiro Roxo incentiva prevenção e reforça combate à hanseníase em Arapiraca
IBGE vai contratar mais de 39 mil temporários; veja cargos oferecidos
Secretaria do Trabalho oferece 2.572 vagas de emprego esta semana no Sine Alagoas
Homem e bebê morrem em incêndio em apartamento na zona leste de SP
Presidente da Câmara de São Brás é preso suspeito de atropelar casal em Rio Largo
Verão Massayó reúne milhares de pessoas e movimenta a capital no primeiro fim de semana
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Cobranças abusivas de ambulantes em praias de AL geram denúncias e revolta da população
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
