Previdência Social

Governo retoma bônus de produtividade no INSS; tempo de espera em AL é de quatro meses

Alagoas é o quinto estado mais demorado

Por 7Segundos com Agência Brasil 19/07/2023 08h08 - Atualizado em 19/07/2023 09h09
Governo retoma bônus de produtividade no INSS; tempo de espera em AL é de quatro meses
Agência da previdência social - Foto: Comunicação Social do INSS/AL

Com o intuito de diminuir as filas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), os servidores do órgão voltarão a ganhar bônus de produtividade. A medida se chamará Programa de Enfrentamento à Fila da Previdência Social e durará nove meses, podendo prorrogar pormais três.

Em Alagoas, o tempo de espera médio é 129 dias, aproximadamente 4 meses. Em comparação com outros estados, Alagoas é o quinto estado mais demorado, o mais demorado é Sergipe com 147 dias de espera. Já o mais rápido é Brasília com 33 dias de tempo médio.

Além disso, 64% dos requerimentos,para serem analisados passavam do tempo previsto pela lei de 45 dias. No fim do primeiro semestre, o INSS tinha 1,8 milhão de processos. A meta estimada é que todos os processos até o fim do ano sejam respondidos no tempo legal.

Para receber o bônus de produtividade, os funcionários deverão trabalhar além da jornada habitual na análise dos benefícios e na ação de perícias médicas, essencialmente os que já tiverem mais
de 45 dias ou o final expirado.

Os valores de produtividade são R$ 68 por tarefa e os médicos peritos R$75 por perícia. O Governo Federal já havia feito a mesma medida em 2019 com o mesmo intuito, porém por causa do novo estado do tempo de espera, houve a necessidade de retomar o programa.

Outra medida também para a previdência, foi lançado o Portal da Transparência Previdenciária, no qual qualquer cidadão pode consultar o tamanho da fila de espera do INSS pela internet. A medida
foi feita pelo Ministério da Previdência Social e publicada no último dia 05.