Saúde

Saúde da Gente: programa chega a novos locais, a partir de segunda (24)

Tendas de saúde da Mulher, Infantil e PET estão concentradas nos bairros do Bom Parto e Vergel do Lago

Por Prefeitura de Maceió 21/07/2023 12h12
Saúde da Gente: programa chega a novos locais, a partir de segunda (24)
Atendimentos ficarão disponíveis nos locais até o dia 30 de julho - Foto: Jonathan Lins/Secom Maceió

O maior programa de saúde itinerante do Brasil segue beneficiando diversas comunidades de Maceió. Com suas cinco frentes de atuação, o Saúde da Gente leva diversos atendimentos às pessoas em situação de vulnerabilidade social. A partir desta segunda-feira (24), a Prefeitura de Maceió levará os serviços aos bairros de Riacho Doce e Benedito Bentes, permanecendo até o dia 30 de julho.

Saúde da Mulher


A frente de Saúde da Mulher funcionará no bairro do Bom Parto (Rua Dr. Leite Júnior), oferecendo ao público feminino consultas clínicas, ginecológicas e de enfermagem, além de exames de citologia, ultrassom, laboratoriais, solicitação de mamografia, atendimento psicológico, orientações sobre pré-natal, planejamento reprodutivo e familiar, entre outros.

Saúde Infantil


Já os atendimentos de Saúde Infantil estarão concentrados no Papódromo (Avenida Senador Rui Palmeira - Vergel do Lago), com vacinação, atendimento pediátrico, enfermagem, oftalmologia, atendimento psicológico, coleta de exames, puericultura e encaminhamento às unidades de saúde para a realização do teste do pezinho e da orelhinha.

Saúde Animal


A assistência aos animais continua sendo prestada pela frente de Saúde Animal, que disponibiliza vacinação antirrábica, atendimentos clínicos e vermifugação, de domingo a domingo, das 8h às 20h. Desta vez, os serviços estão concentrados também no Papódromo (Avenida Senador Rui Palmeira - Vergel do Lago), ao lado da tenda da Saúde Infantil.

Saúde nas Grotas


A população que reside nas comunidades mais vulneráveis da capital também está sendo beneficiada com o programa. A frente de Saúde nas Grotas chega às seguintes localidades: Grota Vale da Esperança (Antares), Grota da Paz (Benedito Bentes 2), Feitosa, Grota do Gelo (Jacintinho), Caetés (Benedito Bentes) e Grota Bom Jesus (Henrique Equelman).

Uma equipe de profissionais também está prestando diversos serviços de saúde na estrutura do Centro de Atendimento ao Turista (CAT) Praia, na Ponta Verde, bem como estão realizando a assistência às pessoas em situação de acolhimento institucional.

Saúde Mental


Os serviços da frente de Saúde Mental continuam acontecendo de forma descentralizada nas clínicas itinerantes (Saúde da Mulher e Saúde Infantil).

Como acessar os serviços?


Para ter acesso aos serviços de saúde, o cidadão deve apresentar um documento com o número do CPF e o cartão do SUS.