Geral

Seminfra apresenta projeto da obra de contenção marítima a alunos do IFAL

Estudantes de Engenharia conheceram detalhes da tecnologia utilizada nos pontos da orla de Maceió onde a erosão costeira avançava rapidamente

Por Ascom Seminfra 04/08/2023 11h11 - Atualizado em 04/08/2023 11h11
Seminfra apresenta projeto da obra de contenção marítima a alunos do IFAL
Seminfra apresenta projeto da obra de contenção marítima a alunos do IFAL - Foto: Ascom Seminfra

Técnicos da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminfra) participaram na tarde desta quinta-feira (03), no Instituto Federal de Alagoas (IFAL), de uma palestra para alunos do curso de Engenharia. Eles explicaram aos estudantes como funciona a tecnologia utilizada pelo município para conter o avanço da maré em diversos trechos da capital.

A palestra foi um convite da instituição de ensino na disciplina Projeto Integrador I, do 4º período, mas que contou com estudantes de outras turmas. Os engenheiros da Seminfra Pedro Lucas e Cícero Rocha falaram sobre a necessidade da obra, em decorrência da erosão costeira que atinge cidades litorâneas em todo o país, incluindo a capital alagoana.

Os técnicos destacaram que não havia interesse público, em gestões anteriores, de fazer algo definitivo para que a situação fosse solucionada. Disseram também que antes do início das obras, um estudo foi realizado no intuito de encontrar uma tecnologia, que atendesse os 12 pontos críticos identificados pela Defesa Civil Municipal.

Na oportunidade, o engenheiro Pedro Lucas pontuou que esta é a primeira obra pública a utilizar essa tecnologia no país. “Após entender a necessidade das áreas afetadas, identificamos os blocos de concreto e os anéis hexagonais como as tecnologias que atendem as exigências dos órgãos ambientais, e os critérios do impacto mínimo no paisagismo do local, baixa manutenção, longa durabilidade, dentre outros”, afirmou.

“Essa foi uma ótima oportunidade de levar para os alunos de Engenharia como estão sendo desenvolvidas as técnicas e metodologia na obra de contenção da maré na orla de Maceió. Eles se mostraram bastante interessados, tirando dúvidas sobre a eficiência e durabilidade da tecnologia e, em breve, deverão fazer visita in loco às obras de contenção na orla”, disse o engenheiro Cícero Rocha.

O estudante Fellipe de Lima, que cursa o 6º período de engenharia, participou do momento e destacou o quanto a iniciativa é positiva. “Tecnicamente falando, eu não conhecia a obra. Foi um momento muito bacana para a gente entender o que está sendo feito, principalmente com toda tecnologia e diferencial utilizados para garantir qualidade no que está sendo executado”, explanou o jovem.

A professora do IFAL Májores de Omena explicou que o “objetivo da palestra é aproximar e integrar o mercado de trabalho na área acadêmica e também mostrar outras áreas da Engenharia para esses alunos que, em breve, serão responsáveis por diversas intervenções”.

A obra terá um total de 2,4 km de extensão, compreendendo os pontos da Jatiúca, Jacarecica, Sobral, além do Pontal da Barra, que também receberá os serviços. Estão sendo instalados blocos e anéis pré-moldados modulares, tecnologias holandesas.

Os blocos servirão como dissipadores de energia da maré e vão proteger ciclovia, passeio e as vias. Os equipamentos estão sendo instalados, formando uma escada de contenção, que impede o avanço do mar.