Governadores do Nordeste emitem nota contra Zema, governador de Minas Gerais
“Já passou da hora do Brasil enxergar o Nordeste como uma região capaz de ser parte ativa do crescimento econômico do país”, diz trecho
Os governadores do Nordeste emitiram uma nota oficial, por meio do Consórcio Nordeste, repudiando as afirmações feitas pelo governador de Minas Gerais, Romeu Zema, que em entrevista ao jornal O Estado de São Paulo, confirmou a união entre os governadores das regiões Sul e Sudeste, e que deverão buscar mudar a lógica de que seus estados não merecem investimentos por serem ricos.
O Consórcio Nordeste chama a fala de Zema de “lampejo separatista”. “Já passou da hora do Brasil enxergar o Nordeste como uma região capaz de ser parte ativa do crescimento econômico do país”, diz o presidente do Consórcio.
A nota prossegue dizendo que é importante reafirmar que a união regional entre os estados do Nordeste e, também, os do Norte, não representa uma guerra contra os demais estados da federação, mas uma maneira de compensar, pela organização regional, as desigualdades históricas de oportunidades de desenvolvimento.
Na entrevista ao Estadão, Zema disse que, agora, os governadores da região estão dialogando com o Senado para “que o Brasil pare de avançar no sentido que avançou nos últimos anos”, de que a região do Sul e do Sudeste não recebem “nada” por serem ricos.
Os governadores do Nordeste dizem que, além de defenderem um Brasil cada vez mais forte e próspero, apelam pela união nacional em torno da reconstituição de áreas estratégicas para o país,a exemplo da economia, segurança pública, educação, saúde e infraestrutura.
O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, contrariou Zema e disse que a união dos estados nordestinos inspiraram os estados do Sul e do Sudeste. Confira no vídeo abaixo:
Últimas notícias
Carro colide com poste na Avenida Comendador Gustavo Paiva, em Jacarecica
Globo de Ouro 2026: tudo sobre a premiação que indicou "O Agente Secreto"
Suspeito de assalto é detido após ser flagrado portando arma de fogo na Cidade Universitária
PM flagra crimes de tráfico e cativeiro ilegal de aves silvestres
Homem é preso por agredir mulher e filho de 1 ano na Cidade Universitária
[Vídeo] João Gomes chora ao receber presentes das filhas de Kara Véia antes de show em Maceió
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Cobranças abusivas de ambulantes em praias de AL geram denúncias e revolta da população
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
