Geral

PF vê elementos para indiciar Michelle Bolsonaro no caso das joias

Corporação não tem pressa para ouvi-la, mas quer analisar dados bancários para confirmar se ela foi ou não beneficiária dos supostos desvios de bens públicos.

Por G1 14/08/2023 11h11
PF vê elementos para indiciar Michelle Bolsonaro no caso das joias
Jóias e Michelle Bolsonaro - Foto: Estadão/Wilton Júnior/TV Globo/G1

A Polícia Federal já tem elementos suficientes para indiciar Michelle Bolsonaro no caso das joias. Segundo investigadores ouvidos pelo blog, ela será ouvida, mas não há pressa para convocá-la para depor justamente por já ser possível dar andamento ao indiciamento com os elementos existentes.

“Com toda certeza vai ser indiciada. Sem dúvida alguma”, diz um policial federal, sem apontar por quais crimes. A investigação apura ilegalidades como peculato (que é o desvio de recursos públicos) e lavagem de dinheiro.

Na sexta-feira (11), a PF deflagrou uma operação para investigar a suposto desvio de presentes oficiais recebidos pelo governo Bolsonaro. A suspeita é que pessoas ligadas ao ex-presidente da República tenham vendido ilegalmente esses itens, que pertencem à União.

Entre os investigadores, a apuração tem sido comparada a comer mingau quente – pelas beiradas. Na primeira fase da operação, foram alvos:

o ex-ajudante de ordens de Bolsonaro tenente-coronel do Exército, Mauro Cid;
o pai dele, general da reserva do Exército, Mauro Cesar Lorena Cid;
o ex-ajudante de ordens de Bolsonaro e tenente do Exército Osmar Crivelatti;

o advogado Frederick Wassef, que já defendeu Bolsonaro e familiares em diversos processos na Justiça.

A PF pediu a quebra dos sigilos bancários de Michelle e do ex-presidente. Os dados podem corroborar a suspeita de que ela seja uma das beneficiárias dos eventuais desvios.

Os investigadores aguardam, também, o resultado de diligências que estão sendo feitas pelo FBI, nos Estados Unidos, sobre as vendas dos bens.

O caso tem mexido com o humor do entorno de Bolsonaro. Na sexta-feira (11), quando PF cumpriu mandados contra militares ligados a Bolsonaro, a ex-primeira-dama reagiu ao ser provocada sobre o assunto. O maquiador que a acompanhava jogou um copo de gelo contra uma mulher que os filmava (veja no vídeo abaixo).