Trânsito

DMTT sinaliza vias interditadas com painéis luminosos

Medida tem como objetivo garantir segurança viária nas regiões interditadas por conta de obras e eventos

Por 7Segundos com Secom Maceió 15/08/2023 18h06
DMTT sinaliza vias interditadas com painéis luminosos
Painel utilizado pelo DMTT visa sinalizar mudanças de rota e dicas de segurança - Foto: Evinho Silva/Ascom DMTT

O Departamento Municipal de Transportes e Trânsito (DMTT) de Maceió instituiu a necessidade da utilização de painéis luminosos em situações de obras ou eventos realizados em vias arteriais da cidade ou em suas respectivas proximidades. A medida tem como objetivo melhorar a sinalização e garantir mais segurança a condutores e pedestres que trafegam pela região afetada pelo serviço.

São definidas pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB) como vias arteriais, as avenidas que ligam duas regiões de uma cidade. Esses corredores são controlados por semáforos e possuem interseções em nível, o que possibilita o acesso a lotes e outras vias.

"É uma medida que dá mais segurança às pessoas quando estas estão em tráfego por vias arteriais, como as avenidas Fernandes Lima e Durval de Góes Monteiro, que fazem parte de um dos principais corredores da cidade. Além de tornar a via mais segura, também é possível garantir melhor fluidez do trânsito", destacou o diretor-presidente do DMTT, André Costa.

A instalação do painel é obrigatório nas arteriais e em suas proximidades. Já nas demais localidades, como vias coletoras, o órgão fará a análise de cada situação para ver a necessidade.

"Em outras vias, que não as grandes avenidas, será verificado se há ou não a necessidade do uso da sinalização luminosa", explicou o diretor-técnico de Policiamento Viário (DPOL), Alexsandre Serafim.

O DMTT ressalta que a aquisição do painel é de responsabilidade do executor da obra, bem como toda parte de segurança, como a sinalização dos pontos afetados.

Características dos painéis:

Visibilidade de mínimo de 200 m, devendo as mensagens terem perfeita visualização sob incidência solar, serem vistas tanto de dia quanto de noite, em qualquer situação adversa, como chuva, neblina e demais condições;

Área gráfica aproximada de 1.000 mm (altura) x 2000 mm (largura);

Deverá agendar e armazenar mensagens compostas de gráficos e textos e possibilitar acionamento de mensagens emergenciais;

Exibir mensagens e gráficos na cor âmbar;

Alinhamento do texto pela esquerda, direita e central;

Mensagens com até três linhas;

Utilizar imagens do tipo bitmap para composição da mensagem;

Caracteres de Língua Portuguesa sem rebaixo na caixa de texto, quando acentuado;

Matriz a partir de 48 colunas e 24 linhas;

LEDs com ângulo de visão com 30º para ambos os lados (15º + 15º);

Painel gráfico de matriz completa;

Para assegurar seu funcionamento, independentemente da condição climática, o painel deverá ser protegido contra a entrada de água e pó, além do Grau de Proteção IP66, conforme norma ABNT - NBR 60529:2005 (2011);

Mensagens com no mínimo quatro frames;

Tempo de duração do conjunto de mensagens ajustável.

Em caso de dúvidas, os responsáveis pela obra ou serviço podem comparecer à Diretoria Técnica de Policiamento Viário (DPOL), na sede do DMTT, no Tabuleiro do Martins.