Economia

Maceió é a 5ª melhor capital em transparência e qualidade de dados fiscais do NE

O número referente ao exercício do ano passado é 142% superior ao registrado em 2019

Por 7Segundos 24/08/2023 15h03
Maceió é a 5ª melhor capital em transparência e qualidade de dados fiscais do NE
Maceió é a 5ª melhor capital em transparência e qualidade de dados fiscais do NE - Foto: Foto de Mikhail Nilov

Maceió foi classificada como a 5ª melhor capital em transparência e qualidade de dados fiscais do Nordeste, em 2022. A nível nacional, o Município ficou na 16ª colocação entre as capitais. Os dados são do Tesouro Nacional, divulgados na última semana no Diário Oficial da União.

A capital alagoana marcou 112,9 pontos, chegando a 88,3%, entre as quatro dimensões avaliadas no levantamento. No ranking geral do Brasil, Maceió ficou em 1.636ª, entre os mais de 5,5 mil municípios. O número referente ao exercício do ano passado é 142% superior ao registrado em 2019, que foi de 46,6 com 77,6%.

Em relação ao Estado, Alagoas ficou na 7ª posição no Nordeste e na 21ª no país entre as 27 unidades da federação, com 119,44 pontos, conseguindo assim 89,8%. Mesmo assim, ainda obteve nota “B” no Indicador da Qualidade da Informação Contábil e Fiscal (ICF), avaliação igual à da capital.

Sobre a pesquisa


O Ranking da Qualidade da Informação Contábil e Fiscal no Siconfi é uma publicação da Secretaria do Tesouro Nacional (STN), que tem objetivo de avaliar a qualidade da informação e a consistência dos relatórios e demonstrativos contábeis e fiscais que o Tesouro Nacional recebe, por meio do Sistema de Informações Contábeis e Fiscais do Setor Público Brasileiro.

A publicação tem o foco em fomentar a melhoria da qualidade e da consistência dos dados fiscais e contábeis enviados pelos entes e que são utilizados tanto pelo Tesouro Nacional, quanto pelos diversos usuários dessa informação.