Maceió

Prefeitura inicia elaboração do primeiro Plano de Gestão Integrada da Orla Marítima

Participação ativa de representantes de secretarias municipais reforça compromisso com o desenvolvimento sustentável

Por Secom Maceió 30/08/2023 18h06
Prefeitura inicia elaboração do primeiro Plano de Gestão Integrada da Orla Marítima
Primeira reunião do Plano de Gestão Integrada da Orla Marítima - Foto: Bárbara Wanderley/Secom Maceió

A Prefeitura de Maceió deu início, nesta quarta-feira (30), à criação do Plano de Gestão Integrada (PGI) da Orla Marítima. Trata-se de um instrumento inovador, que visa a gestão urbana, patrimonial e ambiental, cujas pastas municipais envolvidas vão trabalhar de forma conjunta, com plena integração.

O processo será conduzido de maneira participativa, baseando-se na Política Nacional de Gerenciamento Costeiro e na metodologia do Projeto Orla, um programa do governo federal que busca o ordenamento e a utilização sustentável dos espaços costeiros.

O Projeto Orla de Maceió terá seu ponto de partida com uma capacitação destinada a técnicos e gestores municipais, quando será formada a Coordenação Municipal do Projeto Orla (CMPO), juntamente com o Grupo de Trabalho (GT Orla). Ambos os grupos serão compostos por representantes indicados pelas secretarias municipais envolvidas.

As secretarias selecionadas desempenham um papel crucial no território da orla e, por essa razão, foram incluídas no processo. A participação de gestores e técnicos das pastas envolvidas na capacitação é de extrema importância para alinhar as premissas do projeto. O objetivo é garantir que todos os setores envolvidos compreendam as demandas e possam contribuir de forma valiosa para os objetivos do PGI.

Para o secretário e presidente do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Maceió (Iplan), Antonio Carvalho, a primeira reunião dedicada à gestão da orla de Maceió representou uma iniciativa de extrema relevância para a análise do estado natural da nossa região costeira.

“A participação ativa dos gestores e técnicos municipais, desempenhando um papel fundamental na construção das bases do projeto, possibilitou uma compreensão precisa das responsabilidades de cada setor. Esse engajamento se traduziu em contribuições de grande relevância para o sucesso do plano. O Projeto Orla de Maceió possui uma visão clara: promover um desenvolvimento sustentável que, simultaneamente, preserve nossa valiosa herança cultural e os preciosos recursos naturais que possuímos”, ressaltou Carvalho.

O grupo responsável pela gestão da orla marítima será composto por uma diversidade de secretarias e órgãos municipais, cada uma desempenhando um papel fundamental na abordagem integrada.

Veja as pastas que vão trabalhar de forma integrada:

Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb);

Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminfra);

Secretaria Municipal de Segurança Cidadã (Semsc);

Secretaria Municipal de Abastecimento, Pesca E Agricultura (Semapa);

Secretaria Municipal de Trabalho, Emprego e Economia Solidária (Semtes);

Secretaria Municipal de Turismo (Semtur);

Secretaria Municipal de Esporte (Semesp);

Secretaria Municipal de Ações Estratégicas e Integração Metropolitana (Semaemi);

Autarquia Municipal de Desenvolvimento Sustentável e Limpeza Urbana (Alurb);

Departamento Municipal de Transportes e Trânsito (DMTT);

Procuradoria Especializada Urbanística e Ambiental (Prourbam).