Alagoas

Alagoas oferece 2 mil vagas de cursos de aprendizagem industrial para socioeducandos e dependentes químicos

Gestores da Seprev participaram, nesta sexta-feira (1), de uma reunião com a diretoria do Senai para alinhar início das capacitações

Por Secom Alagoas 01/09/2023 17h05
Alagoas oferece 2 mil vagas de cursos de aprendizagem industrial para socioeducandos e dependentes químicos
Alagoas oferece 2 mil vagas de cursos de aprendizagem industrial para socioeducandos e dependentes químicos - Foto: Secom Alagoas

Os adolescentes que cumprem medidas socioeducativas em Alagoas e os dependentes químicos que concluíram o tratamento na Rede Acolhe passarão a contar agora com cerca de duas mil vagas em cursos profissionalizantes voltados para a área industrial.

A oferta dos cursos foi discutida, nesta sexta-feira (1), durante uma reunião entre representantes da Secretaria de Estado de Prevenção à Violência (Seprev) e a diretoria do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), que celebram, juntas, um novo contrato para execução do serviço.

Segundo o gerente de Reinserção Social e Produtiva da Seprev, Diego Barros, o programa para tratamento de dependentes químicos do Governo de Alagoas tem investido cada vez mais na reintegração social dos ex-acolhidos. O objetivo é garantir um futuro melhor e mais digno para pessoas que buscaram abandonar o vício e escrever uma nova história livre das drogas.

“Vamos iniciar as novas turmas junto ao Senai, que tem notório reconhecimento na formação de profissionais para o mercado de trabalho. Hoje, o Estado reconhece que a qualificação profissional é o caminho mais rápido para a geração de renda e um fator decisivo para reduzir as chances de recaída. Esta é mais uma iniciativa que irá beneficiar o cidadão que buscou vencer a dependência química”, afirma o gerente.

Sanderson Leite, analista comercial do Senai Alagoas, destaca que o Senai é a quinta maior instituição de ensino profissionalizante do mundo e a maior da América Latina. Ele reforça que o público atendido pelo Estado terá acesso a uma série de cursos profissionalizantes em diversas áreas tecnológicas com aulas ministradas por professores capacitados.

“Aqui eles terão todas as condições necessárias para, ao final do curso, empreender e gerir seu próprio negócio, como também serem contratados pelo setor empresarial. A chancela do Senai tem um peso muito forte e o certificado de reconhecimento nacional dará todo o respaldo para que essas pessoas venham a se posicionar bem no mercado de trabalho”, disse.

Para o superintendente de Medidas Socioeducativas da Seprev, Otávio Rego, o contrato com o Senai vai assegurar novas oportunidades para que os socioeducandos possam superar a situação de conflito com a lei e sejam reintegrados na sociedade e no seio familiar de maneira positiva.

“Hoje o Governo de Alagoas dá mais um grande passo na evolução da Medida Socioeducativa, oferecendo o que há de melhor em educação. A atual gestão tem investido na transformação desse público e com isso temos alcançado sucesso e reconhecimento nacional. Agradecemos ao governador Paulo Dantas e ao nosso secretário Kelmann Vieira, titular da Seprev, por levar a medida socioeducativa a sério”, destacou Otávio Rego.