Turismo

7 de setembro: ocupação hoteleira de alagoas ultrapassa 76% no feriado nacional

O índice é maior que o número registrado no mesmo período do ano passado, quando 71% dos leitos estavam ocupados

Por Secom Alagoas 04/09/2023 17h05
7 de setembro: ocupação hoteleira de alagoas ultrapassa 76% no feriado nacional
Rede hoteleira do estado conta, atualmente, com aproximadamente 47 mil leitos - Foto: Ascom Setur

O feriado da Independência do Brasil, comemorado em 7 de setembro, irá movimentar o turismo alagoano. Segundo a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis de Alagoas (ABIH-AL), a ocupação hoteleira deste ano é de 76,83% em todo o estado. O número ultrapassou o percentual do ano passado, quando 71,61% dos leitos dos hotéis alagoanos estavam ocupados.

De acordo com a Secretaria de Estado do Turismo de Alagoas (Setur), a rede hoteleira do estado conta, atualmente, com aproximadamente 47 mil leitos. Sendo assim, para o feriado desta semana, estima-se que mais de 36 mil leitos estarão ocupados em Alagoas.

Ainda segundo a Setur, em 2022, a rede hoteleira do estado contava com cerca de 40 mil leitos. Portanto, o aumento do índice percentual de ocupação representa um crescimento ainda mais expressivo: cerca de 7.500 leitos ocupados a mais no feriado de 7 de setembro deste ano em relação ao ano passado, quando 28 mil leitos foram reservados.

Para a secretária de Estado do Turismo, Bárbara Braga, os feriados movimentam ainda mais o turismo no estado e aquecem a economia alagoana. “Esse resultado positivo registrado pela nossa rede hoteleira é fruto de todo um trabalho intenso que desenvolvemos. Unir as forças do setor público com a iniciativa privada tem dado bons resultados para o Destino Alagoas e vamos continuar trabalhando desta forma para fortalecer cada vez mais este setor que já é o segundo mais importante da economia do nosso estado”, concluiu a secretária.

Alta temporada


Para a alta temporada 2023/2024, as companhias aéreas irão oferecer, somente no segundo semestre deste ano, 43 voos extras semanais. Além da ampliação da malha aérea, que impulsiona o setor turístico do estado, a temporada de cruzeiros também contará com resultados positivos para Alagoas.

Ao todo, 11 navios farão 30 paradas no porto da capital alagoana, representando um aumento de 63% no número de leitos nas embarcações. Levando em consideração que cada embarcação tem em média 3 mil passageiros, a expectativa é que este público injete pelo menos R$ 70 milhões nos estabelecimentos de comércio e serviço em Alagoas.