Alagoas

Vice-Governador discute no Rio parceria do Estado com Ministério da Previdência

Encontro com ministro Carlos Lupi tratou de assuntos como o reconhecimento de direitos previdenciária dos povos indígenas e quilombolas

Por 7Segundos com Secom Alagoas 15/09/2023 17h05
Vice-Governador discute no Rio parceria do Estado com Ministério da Previdência
Vice-governador discute com Calos Lupi reforma de prédios do INSS em áreas urbanas - Foto: Ascom vice-governadoria

Cessão de imóveis, acordo de cooperação e o projeto “Previdência Para Todos”. Esse foram os principais temas discutidos na reunião que o vice-governador Ronaldo Lessa teve com o ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, nesta sexta-feira (15), no Rio de Janeiro. O encontro também contou com a presença do superintendente do INSS do Rio, Marcos Fernandes.

O primeiro ponto de destaque na reunião foi a discussão sobre a cessão de imóveis, com ênfase na revitalização de áreas centrais. O ministro Carlos Lupi reforçou que a prioridade do Governo Federal é promover o retrofit, que é a reabilitação de edifícios em áreas centrais da cidade, transformando-as em habitações populares. "Essa prioridade estratégica é compartilhada pelo Governo estadual, e vamos apresentar uma proposta nesse sentido, consolidando a parceria entre o Estado e o INSS", ressaltou Ronaldo Lessa.

O segundo tópico abordado concentrou-se na celebração de acordos de cooperação com municípios em que existam agências do INSS com o objetivo de aprimorar o atendimento. "Diversas prefeituras, incluindo Arapiraca e União dos Palmares, já demonstraram interesse em aderir a esses acordos, visando a melhoria dos serviços públicos oferecidos à população", declarou o vice-governador.

Ronaldo destaca que a questão do acordo de cooperação do Estado e dos municípios com o INSS tem um dado relevante. “Depois da pandemia, as agências ficaram com atendimento virtual. Grande parte da população, principalmente a do campo, não domina a tecnologia e, às vezes, não tem nem internet. O que a gente está querendo é que volte o atendimento presencial nas agências, quer seja pelo Estado, na cooperação, quer seja pelo município”, analisou.

Por fim, o terceiro ponto de destaque na reunião foi a implantação em Alagoas do projeto do INSS “Previdência para Todos”. Seu objetivo é promover reconhecimento de direitos e inclusão previdenciária para os povos indígenas e quilombolas. O projeto está começando pelo Nordeste.

O ministro Lupi e o superintendente do instituto no Nordeste, Rogério Soares, devem prestigiar a Semana da Consciência Negra em Alagoas, onde o assunto será aprofundado. "O foco é a questão previdenciária, especialmente para a população originária do estado, incluindo índios e quilombolas. Esta iniciativa destaca o compromisso conjunto com a inclusão e a igualdade de direitos para todos os cidadãos alagoanos”, concluiu o vice-governador Ronaldo Lessa.