Fabio Costa solicita medidas urgentes para combater surto de meningite B
As autoridades de Vigilância em Saúde relatam que, até o momento, Alagoas registrou 64 casos de meningite em 2023
O estado de Alagoas enfrenta um cenário alarmante com o crescente número de casos de Meningite B, que tem deixado famílias e a população em estado de apreensão. A Meningite B é uma infecção bacteriana que afeta as meninges, as membranas que revestem o cérebro e a medula espinhal, podendo resultar em complicações graves e fatais.
As autoridades de Vigilância em Saúde relatam que, até o momento, Alagoas registrou 64 casos de meningite em 2023, dos quais 29 são do tipo meningocócica, com 18 casos do sorotipo B. Lamentavelmente, 11 pessoas perderam suas vidas em decorrência dessa doença, todas elas residentes da capital alagoana. O ano de 2023 já se destaca por apresentar um aumento significativo nos casos em comparação a 2022.
Um fator que agrava essa situação é que a vacina contra a Meningite B está disponível apenas na rede privada de saúde, com custos elevados, tornando-a inacessível para muitos, especialmente para as famílias de baixa renda. O preço médio da vacina varia entre R$ 650 e R$ 850 por dose.
Diante desse contexto preocupante, o Deputado Delegado Fábio Costa (PP-AL) solicitou ao Ministério da Saúde que intensifique sua atuação no combate ao surto de Meningite em Alagoas. O deputado enfatiza a importância de disponibilizar, de forma gratuita, a vacina contra a Meningite B para a população do estado. Ele declarou: "É fundamental agir com rapidez para conter essa situação e encontrar soluções que permitam que as pessoas sejam imunizadas de forma gratuita, uma vez que a vacinação ainda é a principal ferramenta de combate à Meningite B."
O Sistema Único de Saúde (SUS) oferece diversas vacinas contra meningites bacterianas, permitindo que qualquer pessoa, seja criança, adolescente ou adulto, possa se vacinar de forma gratuita. No entanto, é crucial encontrar maneiras de tornar a vacina contra o sorotipo B acessível a todos, independentemente de sua situação econômica.
O Deputado Delegado Fabio Costa reafirmou, mais uma vez, seu compromisso com a saúde da população do Estado através de medidas e ações em prol do bem-estar dos alagoanos.
Últimas notícias
Autoridades confirmam cepa andina de hantavírus transmissível entre humanos em passageiros de cruzeiro
Governo prepara Desenrola para trabalhadores informais e adimplentes
Operação contra preços abusivos em combustíveis chega a São Miguel dos Campos
Saiba quem era mulher atropelada por caminhão em Arapiraca
Arsal prorroga consulta pública sobre indenização de investimentos no saneamento
Obra emergencial de drenagem interdita via no Conjunto Murilópolis, na Serraria
Vídeos e noticias mais lidas
Publicado edital para o concurso do Detran; veja cargos e salários
Jovem morre após complicações de dengue hemorrágica em Arapiraca
Estudantes se formam na Uninassau Arapiraca e descobrem que curso não é reconhecido
Com avanço das obras, novo binário de Arapiraca já recebe sinalização e mobiliários urbanos
