Fabio Costa solicita medidas urgentes para combater surto de meningite B
As autoridades de Vigilância em Saúde relatam que, até o momento, Alagoas registrou 64 casos de meningite em 2023
O estado de Alagoas enfrenta um cenário alarmante com o crescente número de casos de Meningite B, que tem deixado famílias e a população em estado de apreensão. A Meningite B é uma infecção bacteriana que afeta as meninges, as membranas que revestem o cérebro e a medula espinhal, podendo resultar em complicações graves e fatais.
As autoridades de Vigilância em Saúde relatam que, até o momento, Alagoas registrou 64 casos de meningite em 2023, dos quais 29 são do tipo meningocócica, com 18 casos do sorotipo B. Lamentavelmente, 11 pessoas perderam suas vidas em decorrência dessa doença, todas elas residentes da capital alagoana. O ano de 2023 já se destaca por apresentar um aumento significativo nos casos em comparação a 2022.
Um fator que agrava essa situação é que a vacina contra a Meningite B está disponível apenas na rede privada de saúde, com custos elevados, tornando-a inacessível para muitos, especialmente para as famílias de baixa renda. O preço médio da vacina varia entre R$ 650 e R$ 850 por dose.
Diante desse contexto preocupante, o Deputado Delegado Fábio Costa (PP-AL) solicitou ao Ministério da Saúde que intensifique sua atuação no combate ao surto de Meningite em Alagoas. O deputado enfatiza a importância de disponibilizar, de forma gratuita, a vacina contra a Meningite B para a população do estado. Ele declarou: "É fundamental agir com rapidez para conter essa situação e encontrar soluções que permitam que as pessoas sejam imunizadas de forma gratuita, uma vez que a vacinação ainda é a principal ferramenta de combate à Meningite B."
O Sistema Único de Saúde (SUS) oferece diversas vacinas contra meningites bacterianas, permitindo que qualquer pessoa, seja criança, adolescente ou adulto, possa se vacinar de forma gratuita. No entanto, é crucial encontrar maneiras de tornar a vacina contra o sorotipo B acessível a todos, independentemente de sua situação econômica.
O Deputado Delegado Fabio Costa reafirmou, mais uma vez, seu compromisso com a saúde da população do Estado através de medidas e ações em prol do bem-estar dos alagoanos.
Últimas notícias
Vereadora que defende causa animal recebe caixa com cachorro morto
Confira os números da Lotofácil 3729 sorteados hoje (7/7)
Francisco Sales cobra mudança na saúde e critica gestão estadual
Rio Largo inicia entrega do maior fardamento escolar da sua história
AMA e Focuarte discutem ações para fortalecer a cultura nos municípios
Prefeitura promove sessão especial de cinema para 500 crianças atendidas pelo SCFV
Vídeos e noticias mais lidas
Lojas Mix Mateus em Alagoas passarão a operar com a bandeira Novo Atacarejo
Governo de Alagoas entrega restauração da rodovia AL-105 em julho
Corpo é encontrado em estado de decomposição em Teotônio Vilela
Duas lojas anunciam encerramento das atividades no Centro de Arapiraca
