Comunidade

Bairro do Vergel ganha destaque através do Empreendedorismo Social

Ações do Instituto Mandaver tem promovido mudanças positivas que levaram o reconhecimento nacional de uma comunidade vista como vulnerável

Por 7Segundos com assessoria 10/10/2023 15h03
Bairro do Vergel ganha destaque através do Empreendedorismo Social
Banco Social Laguna é uma tecnologia social criada para fomentar renda de famílias - Foto: Reprodução/Assessoria

O bairro do Vergel do Lago, em Maceió, tem se tornado um polo empreendedor e inovador de grande relevância para o estado de Alagoas. O resultado disso são as ações promovidas pelo Instituto Mandaver, uma Organização da Sociedade Civil que desde 2018 vem transformando a realidade da comunidade lagunar da capital e conquistado reconhecimento nacional.

Em março deste ano, o Mandaver venceu o “Prêmio Educação Financeira Transforma” na categoria ONG através do Banco Social Laguna, uma tecnologia social criada em 2020 e idealizada pela atual presidente, Lisania Pereira. O banco tem o propósito de fomentar o desenvolvimento socioeconômico das famílias do bairro, a maioria delas chefiadas por mulheres, por meio de ações de educação, capacitação profissional e concessão de microcrédito.

O protagonismo feminino do Instituto foi reconhecido pelo Sebrae Alagoas, que neste mês do empreendedor (outubro) destacou o trabalho realizado como fundamental para a transformação e realização de sonhos em territórios vulneráveis. A escolha reflete no reconhecimento do empreendedor do terceiro setor (empreendedor social) como parte de uma cadeia movimentada pela inovação, tecnologia e criatividade.

Para Lisania, ser mulher empreendedora social é enfrentar desafios com determinação e perseverança, superando barreiras e quebrando estereótipos. “É uma jornada desafiadora, mas também extremamente gratificante, pois cada conquista e impacto positivo na comunidade reafirma nosso poder de transformação e inspira outras mulheres a assumirem seus lugares no mundo dos negócios sociais”, declara.

Além de capacitações profissionais e educativas voltadas ao público adulto, o Mandaver realiza oficinas culturais de qualidade e ações com foco na qualificação profissional e desenvolvimento social para crianças e jovens como aulas de programação, pintura, esportes e reforço escolar.

Conheça mais sobre o Instituto Mandaver acessando o site ou o Instagram.