Lula conversa com presidente de Israel e pede corredor humanitário ligando Egito e Gaza
O objetivo é permitir que as pessoas saiam de Gaza e que mantimentos e remédios possam entrar.

O presidente Lula disse nas redes sociais que conversou nesta quinta-feira com o presidente de Israel, Isaac Herzog. O brasileiro afirmou que pediu um corredor humanitário ligando a Faixa de Gaza ao Egito. O objetivo é permitir que as pessoas saiam de Gaza e que mantimentos e remédios possam entrar.
"Conversei agora há pouco por telefone com o presidente de Israel Isaac Herzog. Agradeci o apoio para a operação de retirada dos brasileiros que desejam retornar ao nosso país. Reafirmei a condenação brasileira aos ataques terroristas e nossa solidariedade com os familiares das vítimas", afirmou Lula, sem citar o grupo terrorista Hamas, responsável pelos ataques em Israel.
A assessoria do Planalto divulgou uma foto de Lula durante a conversa com Herzog. Essa é a primeira imagem do presidente depois da cirurgia para implantar uma prótese no quadril direito realizada no dia 29 de setembro. Na ocasião, o presidente também se submeteu a uma blefaroplastia, procedimento para remover o excesso de pele nas pálpebras. Na foto desta quinta-feira, Lula está de óculos.
Desde que teve alta do hospital, no dia 1º de outubro, Lula está recolhido no Palácio da Alvorada. Ele tem participado de vídeo conferências com ministros e outros auxiliares. Os encontros presenciais, porém, ainda estão proibidos pela equipe médica.
Em relação ao telefonema desta quinta-feira, Lula disse ainda que solicitou ao presidente israelense para que não falte água, luz e remédios em hospitais, além de apelar pela criação do corredor humanitário.
"Solicitei ao Presidente todas as iniciativas possíveis para que não falte água, luz e remédios em hospitais. Não é possível que os inocentes sejam vítimas da insanidade daqueles que querem a guerra. Transmiti meu apelo por um corredor humanitário para que as pessoas que queiram sair da Faixa de Gaza pelo Egito tenham segurança. E que o Brasil está à disposição para tentar encontrar um caminho para a paz", disse Lula.
O governo brasileiro enviou nesta quinta-feira o avião presidencial da Força Aérea Brasileira (FAB) ao Egito à espera de uma autorização para resgatar brasileiros e parentes que estão presos na Faixa de Gaza. A aeronave deve chegar a Roma, na Itália, na manhã desta sexta-feira, onde vai aguardar um posicionamento do governo egípcio para pouso.
Últimas notícias

Após resultado, Neto Bomfim comemora vitória com apoiadores na sede da UVEAL em Maceió

Homem é morto a tiros enquanto atendia cliente em barbearia em São Miguel dos Campos

Helicóptero cai durante buscas por jovem desaparecida em Pernambuco

Alexandre de Moraes autoriza prisão domiciliar para mulher que pichou estátua da Justiça no 8 de janeiro

Performance apresentada no Drag Dinner Alagoas passa de um milhão de visualizações nas redes sociais

Presidente da Imprensa Oficial Graciliano Ramos é eleito diretor regional do Nordeste
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
