Brasil

Lula conversa com presidente de Israel e pede corredor humanitário ligando Egito e Gaza

O objetivo é permitir que as pessoas saiam de Gaza e que mantimentos e remédios possam entrar.

Por O Globo 12/10/2023 20h08
Lula conversa com presidente de Israel e pede corredor humanitário ligando Egito e Gaza
O presidente Lula conversa com presidente de Israel, Isaac Herzog - Foto: Ricardo Stuckert/PR

O presidente Lula disse nas redes sociais que conversou nesta quinta-feira com o presidente de Israel, Isaac Herzog. O brasileiro afirmou que pediu um corredor humanitário ligando a Faixa de Gaza ao Egito. O objetivo é permitir que as pessoas saiam de Gaza e que mantimentos e remédios possam entrar.

"Conversei agora há pouco por telefone com o presidente de Israel Isaac Herzog. Agradeci o apoio para a operação de retirada dos brasileiros que desejam retornar ao nosso país. Reafirmei a condenação brasileira aos ataques terroristas e nossa solidariedade com os familiares das vítimas", afirmou Lula, sem citar o grupo terrorista Hamas, responsável pelos ataques em Israel.

A assessoria do Planalto divulgou uma foto de Lula durante a conversa com Herzog. Essa é a primeira imagem do presidente depois da cirurgia para implantar uma prótese no quadril direito realizada no dia 29 de setembro. Na ocasião, o presidente também se submeteu a uma blefaroplastia, procedimento para remover o excesso de pele nas pálpebras. Na foto desta quinta-feira, Lula está de óculos.

Desde que teve alta do hospital, no dia 1º de outubro, Lula está recolhido no Palácio da Alvorada. Ele tem participado de vídeo conferências com ministros e outros auxiliares. Os encontros presenciais, porém, ainda estão proibidos pela equipe médica.

Em relação ao telefonema desta quinta-feira, Lula disse ainda que solicitou ao presidente israelense para que não falte água, luz e remédios em hospitais, além de apelar pela criação do corredor humanitário.

"Solicitei ao Presidente todas as iniciativas possíveis para que não falte água, luz e remédios em hospitais. Não é possível que os inocentes sejam vítimas da insanidade daqueles que querem a guerra. Transmiti meu apelo por um corredor humanitário para que as pessoas que queiram sair da Faixa de Gaza pelo Egito tenham segurança. E que o Brasil está à disposição para tentar encontrar um caminho para a paz", disse Lula.

O governo brasileiro enviou nesta quinta-feira o avião presidencial da Força Aérea Brasileira (FAB) ao Egito à espera de uma autorização para resgatar brasileiros e parentes que estão presos na Faixa de Gaza. A aeronave deve chegar a Roma, na Itália, na manhã desta sexta-feira, onde vai aguardar um posicionamento do governo egípcio para pouso.