Lula conversa com presidente de Israel e pede corredor humanitário ligando Egito e Gaza
O objetivo é permitir que as pessoas saiam de Gaza e que mantimentos e remédios possam entrar.
O presidente Lula disse nas redes sociais que conversou nesta quinta-feira com o presidente de Israel, Isaac Herzog. O brasileiro afirmou que pediu um corredor humanitário ligando a Faixa de Gaza ao Egito. O objetivo é permitir que as pessoas saiam de Gaza e que mantimentos e remédios possam entrar.
"Conversei agora há pouco por telefone com o presidente de Israel Isaac Herzog. Agradeci o apoio para a operação de retirada dos brasileiros que desejam retornar ao nosso país. Reafirmei a condenação brasileira aos ataques terroristas e nossa solidariedade com os familiares das vítimas", afirmou Lula, sem citar o grupo terrorista Hamas, responsável pelos ataques em Israel.
A assessoria do Planalto divulgou uma foto de Lula durante a conversa com Herzog. Essa é a primeira imagem do presidente depois da cirurgia para implantar uma prótese no quadril direito realizada no dia 29 de setembro. Na ocasião, o presidente também se submeteu a uma blefaroplastia, procedimento para remover o excesso de pele nas pálpebras. Na foto desta quinta-feira, Lula está de óculos.
Desde que teve alta do hospital, no dia 1º de outubro, Lula está recolhido no Palácio da Alvorada. Ele tem participado de vídeo conferências com ministros e outros auxiliares. Os encontros presenciais, porém, ainda estão proibidos pela equipe médica.
Em relação ao telefonema desta quinta-feira, Lula disse ainda que solicitou ao presidente israelense para que não falte água, luz e remédios em hospitais, além de apelar pela criação do corredor humanitário.
"Solicitei ao Presidente todas as iniciativas possíveis para que não falte água, luz e remédios em hospitais. Não é possível que os inocentes sejam vítimas da insanidade daqueles que querem a guerra. Transmiti meu apelo por um corredor humanitário para que as pessoas que queiram sair da Faixa de Gaza pelo Egito tenham segurança. E que o Brasil está à disposição para tentar encontrar um caminho para a paz", disse Lula.
O governo brasileiro enviou nesta quinta-feira o avião presidencial da Força Aérea Brasileira (FAB) ao Egito à espera de uma autorização para resgatar brasileiros e parentes que estão presos na Faixa de Gaza. A aeronave deve chegar a Roma, na Itália, na manhã desta sexta-feira, onde vai aguardar um posicionamento do governo egípcio para pouso.
Últimas notícias
Fachin tira Moraes da relatoria do inquérito das Fake News
Moradores do Jacintinho fecham via em protesto após morte de Amanda Rhuanny
Influenciador para e ajuda trabalhador durante incêndio em caminhão em Maceió
Defesa Civil reconhece situação de emergência em Dois Riachos por estiagem
Renato Filho celebra investimento de R$ 1,5 bilhão em gás em Alagoas
Justiça suspende concurso para Guarda Municipal de Rio Largo após suspeita de fraude
Vídeos e noticias mais lidas
Cliente denuncia demora na entrega de carro após pagar quase R$ 110 mil
Jovem de 24 anos é baleado na mão e suspeitos fogem em São Sebastião
Ajustes no texto adiam votação da MP que acaba com a chamada taxa das blusinhas
ASA vence Goiatuba nos pênaltis e garante acesso á Série C
