Polícia

Programa Ronda no Bairro encaminha mulher para atendimento no Portugal Ramalho

Paciente com transtorno mental foi encontrada em surto com filha de quatro anos

Por 7Segundos com Assessoria 23/10/2023 10h10
Programa Ronda no Bairro encaminha mulher para atendimento no Portugal Ramalho
Os agentes foram acionados por um conselheiro tutelar - Foto: Divulgação

A equipe de Articulação e Mobilização Social do Ronda no Bairro conseguiu encaminhar uma mulher de 44 anos, com transtornos mentais, para receber atendimento especializado no final da tarde deste domingo (22).

Os agentes de proximidade patrulhavam pela região do Jacintinho, quando foram acionados por um conselheiro tutelar, informando que uma senhora estava em surto com uma criança de quatro anos no colo, enquanto transitava pela rua.

De imediato, a equipe operacional foi ao local e constatou o fato. Em seguida, com a Equipe Social, a mulher foi acalmada. Segundo os psicólogos e assistentes sociais do Ronda, ela estava desorientada, com fala desconexa, relatou estar ouvindo vozes e sem noção de tempo e espaço. “A mulher não tinha nenhum documento pessoal consigo e após conversarmos com ela, descobrimos que estava perambulando pelas ruas há cinco dias”, informou a chefe da Equipe Social, Vanessa Castro. “Ao entrarmos em contato com outra filha dela, de 19 anos, ficamos sabemos que a mulher já é paciente psiquiátrica”, completou.

Dada a situação da paciente, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionado.

Depois do primeiro atendimento, a mulher foi encaminhada ao Hospital Escola Portugal Ramalho, no bairro do Farol. A menina ficou sob os cuidados da irmã mais velha, A criança foi levada para a residência dela pelo Conselho Tutelar.