Cultura

Livro sobre torcidas organizadas será lançado em Alagoas

O autor Bispo Filho mostra que a torcida organizada pode ter um papel fundamental no desenvolvimento da sociedade

Por 7Segundos com Assessoria 26/10/2023 17h05
Livro sobre torcidas organizadas será lançado em Alagoas
Livro sobre torcidas organizadas será lançado em Alagoas - Foto: Assessoria

As torcidas organizadas também são símbolo do futebol. Elas reúnem um grande número de pessoas com uma paixão em comum e um propósito principal: torcer. Mas seria só isso? na análise do livro “Torcidas Organizadas e Periferia: Identidade e Pertencimento”, de Bispo Filho, o papel delas vai muito mais além.

A fama de diversas torcidas organizadas, por muitas vezes, não é boa por conta do envolvimento em casos de violência, que deixam marcas graves. A rivalidade se torna acirrada e segue o pior caminho: agressões e até mortes.

Na obra de Bispo Filho, é feita uma avaliação do grupo que forma uma torcida organizada no Brasil. Classe social, condições socioeconômicas, grau de escolaridade, bairro onde os integrantes moram. Todas essas características são levadas em consideração. Na análise, a grande concentração das torcidas organizadas está na periferia das cidades, nas áreas mais desfavorecidas.

Em determinadas regiões, as comunidades têm um grande envolvimento com o time de futebol escolhido e então se torna uma identidade do local. Muitos aderem ao movimento para também não ficar de fora, e aí vem o pertencimento.

Normalmente, as torcidas têm lideranças que dão comandos e tomam decisões práticas para dias de jogos, mas com episódios de violência, muitos desses líderes destoam do que realmente deveria ser feito. No efeito manada, a maioria segue ordens que nem sempre são positivas.

Bispo Filho ressalta que para mudar essa realidade, deve haver uma conscientização do verdadeiro papel da torcida organizada e que se pode ir muito mais além. Esse despertar de consciência deve ocorrer, principalmente, para quem está à frente dos grupos. Se tiverem em mente a responsabilidade social e demais propostas benéficas, as lideranças podem mudar o comportamento geral e assim, minimizar a violência nos estádios e fora deles.

O Estado bem como entidades ligadas ao esporte podem ter forte contribuição para essa mudança. “As torcidas organizadas são uma parte vibrante e fascinante da cultura brasileira, enriquecendo a vida de muitos e deixando uma marca indelével na sociedade. Elas podem desempenhar um papel crucial no desenvolvimento da identidade e pertencimento de seus membros. Com apoio e incentivo, podemos mudar essa realidade de violência e mostrar como pode ser transformador o papel da torcida organizada na sociedade”, disse Bispo Filho.

O livro “Torcidas Organizadas e Periferia: Identidade e Pertencimento” - será lançado no 06 dia de novembro, às 10h, no Hall da Fama, no estádio Rei Pelé. O evento contará com a presença do presidente da Associação Nacional das Torcidas Organizadas (Anatorg), Cláudio do Carmo, do presidente da Federação Alagoana de Futebol, Felipe Feijó, e de representantes das torcidas organizadas de Alagoas.

Durante o evento, será apresentado o projeto “Cuidando da sua casa”, também de autoria de Bispo Filho, que visa promover uma mudança significativa na cultura das torcidas organizadas de futebol, direcionando suas paixões para ações construtivas e responsáveis.

A ideia central do projeto é incentivar os torcedores a cuidarem dos estádios de futebol após as partidas de seus times de coração, contribuindo para um ambiente mais limpo, seguro e acolhedor para todos.

O público-alvo são os membros das torcidas organizadas, seus líderes e outros torcedores apaixonados que frequentam estádios de futebol regularmente.

O livro está disponível para venda na plataforma/link https://josebispo.b2w.net.br e custa R$ 21,28. Mais informações pelo telefone (82) 9 9641-0802. Para saber mais também sobre o autor, acesse a página no Instagram @bispofilho.

O autor

Bispo Filho é administrador de empresas por formação e é voluntário social há mais de 25 anos. Ele é Presidente da Cooperativa Social de Ressocialização para Dependentes Químicos em Recuperação (Coredeq), que é registrada no Sistema OCB Alagoas, onde também é conselheiro administrativo.

Além dessa obra, Bispo Filho está lançando mais dois livros: “Anna – Caminhos para Sobriedade” e “Cooperativismo e Periferia – Sustentabilidade Social, Cultural e Econômica nas Quebradas”.

Assessoria de Imprensa

Motion Comunicação
Jornalista responsável Sabrina Scanoni
Contato: (82) 9 9919-6182 (WhatsApp)
E-mail: [email protected]