Mundo

Brasileira sofre xenofobia em Portugal: “volte para seu terra”

Mulher portuguesa reclamou da "invasão" de brasileiros ao país lusitano

Por 7Segundos com CNN Brasil 07/11/2023 18h06
Brasileira sofre xenofobia em Portugal: “volte para seu terra”
Mulher portuguesa ofendeu brasileira no aeroporto de Porto, em Portugal - Foto: Gazeta de Bragança

Uma brasileira que mora há sete anos na Europa foi vítima de xenofobia no aeroporto da cidade de Porto, em Portugal, na segunda-feira (6). A mulher, que atualmente reside em Barcelona, na Espanha, sofreu ofensas racistas.

A brasileira estava descendo as escadas do aeroporto quando teve o pé atingido por uma mala de uma passageira que estava próxima. Ao expressar dor, a mulher portuguesa começou a proferir xingamentos dizendo que a brasileira não era bem-vinda em Portugal. A brasileira imediatamente começou a gravar as ofensas.

A CNN teve acesso ao vídeo em que a mulher portuguesa ironiza o fato de estar sendo filmada e continua com os insultos. “Você pode filmar o que você quiser. Você pode pôr na internet. Olha aqui a minha carinha. Sua porca. Vai para a sua terra, sua porca. Sou portuguesa de raça. Você, que é brasileira, vai para a sua terra”.

As imagens do vídeo mostram que a mulher portuguesa, em meio aos ataques, é contida pela amiga, que se coloca na frente dela tentando afastá-la da brasileira. Quando finalmente decide ir embora, a mulher portuguesa ainda diz que os brasileiros estão invadindo Portugal e faz um novo discurso racista. “Vai para sua terra, sua porca. Sou portuguesa de raça. Você, que é brasileira, vai para sua terra. Raça de ***”.

A brasileira afirmou que vai processar a mulher a portuguesa por xenofobia. A vítima, que preferiu não se identificar, disse que nunca tinha passado por nada parecido. Ela disse que é preciso levar o caso à Justiça para que episódios como esse não voltem a acontecer, não apenas com ela, mas com todos os brasileiros que vivem em Portugal.