Repatriados de Gaza pousam no Brasil após espera de mais de três semanas
Aeronave com o grupo faz parada técnica em Recife antes de seguir para Brasília, onde será recepcionado por Lula

Pousou em Recife, na noite desta segunda-feira (13), a aeronave que trouxe os brasileiros e familiares que foram autorizados a deixar a Faixa de Gaza.
O avião presidencial pousou em Recife a para uma parada técnica. Em seguida, seguirá para a capital federal. Lá, o grupo será recepcionado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na Base Aérea de Brasília por volta das 23h30.
O retorno ao Brasil acontece após mais de três semanas de negociações para a saída dos cidadãos do enclave, que é atingido pela guerra entre Israel e o Hamas.
Das 34 pessoas que pediram ao governo brasileiros para serem repatriadas – 24 brasileiros e 10 familiares palestinos próximos – 32 atravessaram a passagem fronteiriça de Rafah pela primeira vez desde o início do conflito.
Segundo o Itamaraty, duas pessoas do grupo que constavam da lista original desistiram da repatriação e decidiram permanecer em Gaza. Segundo apurou a CNN, duas brasileiras, mãe e filha, decidiram ficar no território palestino por motivos pessoais.
Entenda em 6 pontos como foi o trajeto até o Brasil:
- Os 32 brasileiros cruzaram, no domingo (12), a passagem de Rafah, fronteira entre a Faixa de Gaza e o Egito;
- O grupo foi embarcado em veículos fretados pela Embaixada do Brasil no Egito e seguiu para o Cairo;
- Eles pernoitaram na capital do Egito, onde receberam apoio do governo federal;
- Na manhã desta segunda-feira (13), embarcaram no avião VC-2, da Presidência da República;
- O voo fez escalas técnicas em Las Palmas (Espanha) e em Recife;
- O desembarque na Base Aérea de Brasília está previsto para 23h30 de hoje.
Últimas notícias

Homem é detido acusado de ameaçar populares em Palmeira dos Índios

Operação resulta na prisão de acusados de matar a jovem Pérola e suspeitos de outros homicídios em Maceió
Jovem derruba moto e ameaça condutor com uma faca em Paulo Jacinto

STF restabelece aumento do IOF e anula suspensão do Congresso, mas barra imposto sobre 'risco sacado'

Acidente de trânsito deixa mulher ferida no município de São Miguel dos Milagres

Homem com tornozeleira eletrônica é preso por tráfico de drogas no Benedito Bentes
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
