Avião da Latam erra pista e, por um tris, torre evita tragédia em SP
Após erro, pilotos estavam prestes a pousar em aeroporto cuja pista não comporta aeronaves como o Airbus que havia partido de Guarulhos
Um Airbus da Latam que havia decolado do aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, esteve muito perto de um grave acidente na manhã desta terça-feira.
O avião seguia para São José do Rio Preto, no interior paulista. Só que, equivocadamente, os pilotos quase pousaram na pista errada, na cidade de Catanduva.
Se o pouso não tivesse sido abortado a tempo, as chances de ocorrer uma tragédia estavam dadas.
Isso porque a pista de Catanduva, curta e estreita, é imprópria para o pouso de jatos do tamanho do Airbus A320 como aquele que operava o voo da Latam.
Os pilotos já estavam em procedimento avançado de aterrissagem quando a torre de controle os alertou, dizendo que o aeroporto que eles estavam vendo a partir da cabine e do qual estavam se aproximando era o de Catanduva, e não o São José do Rio Preto.
“O senhor está visual com Catanduva”, avisou o controlador ao comandante da aeronave (ouça abaixo o áudio da comunicação via rádio entre a torre e a cabine do avião).
O Airbus se aproximava da pista rapidamente e estava a cerca de 300 metros do chão quando teve que arremeter.
Especialistas em aviação ouvidos pela coluna dizem que, se a aeronave tivesse pousado em Catanduva, as chances de acidente seriam enormes.
A pista do aeroporto de Catanduva tem 935 metros de comprimento, tamanho menor que o recomendado para aeronaves do tipo.
O risco maior, porém, estaria na largura, de apenas 20 metros.
A largura de pista recomendada no manual do A320 é de 45 metros — o documento estabelece 30 metros como o mínimo necessário.
Isso significa que era grande o risco de os trens de pouso do avião tocarem o chão fora do pavimento da pista, o que poderia levar à perda de controle da aeronave e causar um acidente de grandes proporções.
Quem estava em terra perto da pista do aeroporto de Catanduva, estranhou a aproximação do Airbus da Latam.
“Rapaz, cara! Um Airbus aqui? ‘Ô loco’! O que é isso?”, diz um homem em um vídeo que mostra o avião da Latam já recuperando a altitude para seguir viagem até o destino certo.
O voo 4640 partiu de Guarulhos às 8h24. Após o incidente, que por pouco não levou ao pouso na pista errada, a aeronave aterrissou em São José do Rio Preto às 9h28.
Procurada, a Latam enviou a seguinte nota à coluna:
“A Latam Airlines Brasil informa que o voo LA4640 (São Paulo/Guarulhos-São José do Rio Preto) de hoje (14/11) pousou em total segurança no aeroporto de São José do Rio Preto às 09h31. Todos os passageiros foram desembarcados normalmente. A aeronave iniciou descida na altura de Catanduva até o destino final. A Latam reforça que todas as suas ações visam garantir uma operação segura.”
Últimas notícias
Filho é preso por suspeita de agredir e ameaçar a própria mãe em Rio Largo
Empresária arapiraquense Maria Irisdelma morre aos 54 anos
Homem morre após colisão frontal em trecho da BR-424 em Marechal Deodoro
“Ela não é risco à sociedade”, afirma defesa após Justiça soltar médica presa em Arapiraca
Homem é agredido com barra de ferro durante a madrugada em Arapiraca
Homem é preso após ameaçar matar a esposa na frente dos filhos do casal em Arapiraca
Vídeos e noticias mais lidas
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
