Maceió é uma das 13 cidades que sediará reuniões do G20 em 2024
Primeiros encontros com ministros dos países do G20 estão previstos para fevereiro de 2024

O governo brasileiro divulgou nesta terça-feira (5) 13 cidades-sede que receberão reuniões temáticas do G20 durante a presidência do Brasil no grupo, que inclui Maceió. Não há previsão de quando será a reunião na capital de Alagoas.
O "Grupo dos 20", conhecido como G20, é uma organização que reúne ministros da economia e presidentes dos bancos centrais das maiores economias do mundo (19 países, União Europeia e União Africana).
O Brasil assumiu, na sexta-feira (1º), pela primeira vez, a presidência do grupo, que abrange dois terços da população mundial. Durante o mandato de um ano, a agenda do Brasil vai se concentrar em três temas: desenvolvimento sustentável; reforma das instituições multilaterais; e combate à fome, à pobreza e à desigualdade.
As 13 cidades anunciadas são:
Brasília (DF);
Belém (PA);
Belo Horizonte (MG);
Fortaleza (CE);
Foz de Iguaçu (PR);
Maceió (AL);
Manaus (AM);
Porto Alegre (RS);
Rio de Janeiro (RJ);
São Paulo (SP);
Salvador (BA);
São Luís (MA); e
Teresina (PI).
Os trabalhos do G20 são divididos em duas “trilhas”: a "Trilha de Sherpas" e a "Trilha de Finanças".
A Trilha de Sherpas é comandada por emissários pessoais dos líderes do G20, que supervisionam as negociações, discutem os pontos que formam a agenda da cúpula e coordenam a maior parte do trabalho.
Já a Trilha de Finanças trata de assuntos macroeconômicos estratégicos e é comandada pelos ministros das finanças e presidentes dos bancos centrais dos países-membros.
Programação nas cidades
Segundo o governo brasileiro, os primeiros encontros das Trilhas de Sherpas estão programadas para ocorrerem em Brasília, no Palácio Itamaraty, entre 11 e 15 de dezembro.
"A descentralização das atividades é uma inovação desta edição, transformando o G20 em um fórum mais acessível e representativo. A realização das reuniões nas cidades-sede espalhadas pelas cinco regiões do país, também é uma estratégia para fomentar o turismo e o intercâmbio cultural e fortalecer relações bilaterais entre as cidades e as nações participantes", afirmou o governo em comunicado.
Já as reuniões ministeriais do G20 terão início em fevereiro de 2024.
Em 21 e 22 de fevereiro será realizada a primeira reunião da Trilha de Sherpas com a participação de ministros dos países do G20, no Rio de Janeiro. O encontro presencial estará sob a coordenação do ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira.
Ainda em fevereiro, em 28 e 29, a cidade de São Paulo sediará a reunião ministerial da Trilha de Finanças. Também de forma presencial, o evento terá a coordenação do ministro da Fazenda do Brasil, Fernando Haddad.
Últimas notícias

Empresário morre com suspeita de ter sofrido ataque cardíaco em Maragogi
![[Vídeo] Trabalhadores são evacuados durante incêndio em fábrica no Distrito Industrial](https://img.7segundos.com.br/HVj73R88dyMEv7OO5e3MAVMD_2M=/100x80/smart/s3.7segundos.com.br/uploads/imagens/captura-de-tela-2025-10-10-160909.png)
[Vídeo] Trabalhadores são evacuados durante incêndio em fábrica no Distrito Industrial

Mulher internada em Maceió com suspeita de intoxicação por metanol recebe alta médica

Governador autoriza construção da Estrada do Feijão, que liga Inhapi a Piranhas

Carro e moto colidem na Avenida Expedicionários Brasileiros, em Arapiraca

Jovem de 23 anos investigado por homicídio do padrasto em Ipioca é preso
Vídeos e noticias mais lidas

Homem confessa que matou mulher a facadas em Arapiraca e diz ela passou o dia 'fazendo raiva'

Guilherme Lopes dispara contra Beltrão: 'Penedo não deve nada a você'

Empresário arapiraquense líder de esquema bilionário perseguia juízes e autoridades, diz ex-mulher

Quem era 'Papudo': líder de facção de altíssima periculosidade morto confronto em Arapiraca
