Professores de União dos Palmares aguardam pagamento de Precátorio do FUNDEF|FUNDEB
Promessas não cumpridas deixam educadores no escuro
A prefeitura de União dos Palmares foi uma das contempladas com o montante referente ao precatório do FUNDEF/FUNDEB. Os professores do magistério e contratados da época receberam uma notícia através de um vídeo do gestor Areski de Freitas Júnior no ano passado, 2023, sobre o pagamento desse montante e o pagamento para seus respectivos donos , o mesmo que compartilhou nas redes sociais detalhes sobre o recebimento desse valor para educação.
No entanto, desde então, pouco se falou sobre o assunto, deixando a classe educadora, já bastante desvalorizada, na incerteza. Este dinheiro, destinado ao cumprimento de determinação judicial para o pagamento de diferenças ao Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério, representaria uma virada de chave na vida desses profissionais.
Os beneficiários são os profissionais do magistério da educação básica que estavam no cargo durante os períodos de repasses do FUNDEF (1997-2006), FUNDEB permanente. Isso inclui aqueles com vínculo estatutário, celetista, ou temporário, bem como aposentados que comprovem o exercício efetivo nas redes públicas escolares nesses períodos.
Apesar das expectativas criadas pelo anúncio do gestor municipal, a situação mudou pouco para os profissionais da educação em União dos Palmares.
As assembleias são marcadas, mas nenhum posicionamento da gestão é informado sobre quando ou por que o pagamento ainda não ocorreu. Enquanto outras prefeituras efetuam os pagamentos, os educadores da cidade se veem sem perspectivas de receber os valores tão aguardados, o que gera desmotivação em uma categoria essencial para a formação de todas as profissões.
Diante desse cenário, os profissionais, valorizados em alguns lugares e negligenciados em outros, enfrentam a incerteza sobre o que esperar e se perguntam o que podem fazer quando se veem sem para onde recorrer.
Solicitamos uma declaração ao Secretário de Comunicação de União dos Palmares e em resposta, o Secretário nos enviou uma reportagem que o gestor do Município deu a um portal de notícias, no final do ano de 2023, '' não há impedimentos legais para a liberação dos recursos do Fundef ''. Ele ressaltou ainda que a questão está em fase de trâmites administrativos e que o pagamento é apenas uma questão de tempo, embora datas precisas não tenham sido especificadas. Enquanto os professores aguardam a concretização do repasse, confiam na garantia do prefeito, e a comunidade educacional segue atenta, esperando pela conclusão desse processo que terá um impacto significativo na valorização da educação em União dos Palmares.
Últimas notícias
Inmet emite alerta para o RS de ventos de até 100 km/h e tempestade
Moraes pede aos Estados Unidos extradição de Ramagem
Sessão solene homenageia legado do juiz John Silas com entrega de comenda à família
Hemoal promove coleta externa de sangue em União dos Palmares nesta terça-feira (16)
Carta do SBT tenta conter crise após críticas ao SBT News; Zezé Di Camargo pede que especial não vá ao ar
Piloto alagoano baleado em operação policial no Rio recebe alta após nove meses
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
